Go to accessibility

DISCENTE: ANA ZILDA DOS SANTOS CABRAL FIGUEREDO
DATA: 26/11/2020
LOCAL: google meet
TÍTULO: "INCLUSÃO DE ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA: o que dizem os professores?"
PALAVRAS-CHAVES: Educação Especial; Inclusão educacional; Percepção docente.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO: A inclusão educacional de alunos público-alvo da educação especial precisa ser contemplada por investigações que assumam compromissos sociais para a defesa de direitos e a agregação de valores e saberes que possam ser partilhados com a sociedade. Teve-se como objetivo geral nesta pesquisa analisar as percepções dos docentes do Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão – COLUN a respeito de suas experiências e vivências com alunos público-alvo da educação especial em sala de aula. Buscou-se, assim, identificar os desdobramentos das concepções de Educação Especial constituídos ao longo da história e suas implicações para a atualidade; objetivou-se ainda evidenciar as percepções de docentes brasileiros acerca da inclusão de alunos público-alvo da educação especial nas instituições de ensino a partir do estudo Estado da Arte e interpretar as percepções dos docentes do Colégio Universitário – COLUN acerca da inclusão educacional desses alunos, bem como apontar desafios e avanços dessa inclusão. Procedeu-se à revisão de literatura com aporte teórico metodológico de um referencial crítico. Na trajetória metodológica, utilizou-se análise documental, pesquisa bibliográfica e de campo com a aplicação de entrevista semiestruturada junto a 16 (dezesseis) professores do ensino fundamental do quadro de docentes do Colégio Universitário - COLUN. Dentre os resultados, constata-se que a percepção do corpo docente é bastante positiva em relação à inclusão de alunos públicoalvo da educação especial no Colégio Universitário – COLUN/UFMA, que as ações são materializadas a partir da criação de um setor responsável pela educação inclusiva situado dentro do próprio Colégio, bem como a contratação de professores especializados para o acompanhamento dos alunos e apoio aos professores. Conclui-se que o COLUN é um Colégio de referência para as demais escolas públicas no que concerne à educação inclusiva com base nas percepções da maioria dos docentes, que também apontaram desafios e avanços para a efetivação da política de educação inclusiva na instituição. Como desafio citaram os relacionamentos interpessoais, os aspectos pedagógicos, financeiros e arquitetônicos. Como avanço, indicaram a criação de estruturas físicas, a contratação de profissionais, o suporte, acompanhamento e progressão educacional aos/dos alunos e a formação e apoio na construção de materiais didáticos. Este trabalho, no tocante ao campo educacional, promove a reflexão sobre a necessidade de políticas que abordam a singularidade humana como fator essencial para o estabelecimento do reconhecimento das diferenças. Nesse sentido, as percepções ora analisadas, apontam a temperatura dos processos de inclusão de alunos público-alvo da educação especial no contexto do Colégio Universitário investigado, possibilitando o desdobramento a outros contextos institucionais, fomentando as discussões, a fim de estabelecer ações para a efetivação do processo de inclusão.
Presidente - 407631 - MARIZA BORGES WALL BARBOSA DE CARVALHO
Interno - 2152257 - EDINOLIA LIMA PORTELA