Go to accessibility

DISCENTE: LUZIA DA CONCEICAO AZEVEDO REIS
DATA: 29/12/2020
LOCAL: PPGE/ de Forma Remota
TÍTULO: "A DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO".
PALAVRAS-CHAVES: Docência em Matemática. Ensino Médio integrado à Educação Profissional. Prática docente.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta dissertação integra o Grupo de Pesquisa “Escola, Currículo e Formação Docente”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão. Aborda a docência em matemática no Ensino Médio integrado à educação profissional, particularmente nos Cursos Técnicos de Administração e Meio Ambiente do Colégio de Aplicação em São Luis-Ma, no período entre 2017 a 2019. Tem como objetivo geral analisar a docência em matemática nos Cursos Técnicos de Administração e Meio Ambiente no contexto da escola. Como objetivos específicos, caracterizar a docência em matemática nos cursos técnicos, compreender os fundamentos da educação profissional integrada ao Ensino Muédio, identificar as concepções teóricas metodológicas que orientam a docência em matemática e apreender elementos que contribuem ou dificultam o exercício da docência em matemática nos cursos estudados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por possibilitar, segundo Bogdan e Biklen (1994) possibilitar aos sujeitos apresentarem sua perspectiva pessoal, explorando os sentidos produzidos pela investigação em que as questões a investigar não se estabelecem mediante a operacionalização de variáveis, sendo, igualmente, formuladas com o objetivo de investigar os fenômenos em toda a sua complexidade e em contexto Natural. Sustentada em (LÜDKE; ANDRÉ, 1996) envolvendo: pesquisa bibliográfica, documental e de campo realizada, por meio de um estudo de caso (FREITAS, 2013; YIN, 2001).Utilizamos como técnica e instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada (TRIVIÑOS,1987) com docentes, que lecionavam a disciplina matemática nos cursos técnicos, questionários aos docentes e discentes, dos três anos do Ensino Médio(primeiro, segundo e terceiro) dos cursos investigados totalizando 33 (trinta e três).participantes da pesquisa, sendo 3( três) docentes e 30 (trinta) discentes Os docentes são profissionais licenciados em matemática com qualificação em cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) em diferentes áreas de conhecimento. A fundamentação teórica que nos conduziu nesta pesquisa, baseou-se, no que se refere aos conhecimentos para o ensino, em Freire, (1987); Shulman, (2005a, 2005b); Tardif (2002), à educação matemática Fiorentini, (1995); à docência na educação profissional em Machado, (2008), Oliveira (2010, 2013); Kuenzer, (2010), entre outros. Os resultados apontam para a prática docente em matemática de base cientifica do núcleo comum, conforme a Matriz Curricular do curso, assim como núcleo técnico, a Matemática Financeira e Estatística, se desenvolveram, às vezes, em aula expositiva na sala de aula, nos Laboratórios de Matemática e Informática e em momentos de interdisciplinaridade com aulas interativas, em sala de aula invertida a partir de projetos elaborados e atividades de Modelagem matemática (ALMEIDA; SILVA; VERTUAN, 2013). As experiências, com a inclusão de projetos de pesquisa, em interação multidisciplinar com metodologias interativas de participação coletiva em debates, produziam resultados de aprendizagem significativos. A aula se constituía numa interação em conteúdo, estratégias e práticas didático-pedagógicas, desenhando caminhos e possibilidades do exercício docente. Constatou-se que, fundamentavam-se em diferentes referenciais (FREIRE,1979; DANTE, 2015; COSTA, 2008 OLIVEIRA, 2008). Os resultados evidenciaram ainda que a especificidade do Ensino Médio Integrado à educação profissional conduz a uma prática docente específica, que demanda saberes específicos relativos à matemática, do pesquisador(a), os experienciais e o saber crítico contextual e atitudinal.
Interno - 012.392.873-72 - ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO - UFMA
Interno - 271767 - LELIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES