Go to accessibility

DISCENTE: DANIELLE DE SOUSA BAHURY MORAES
DATA: 11/01/2021
LOCAL: Google Mett
TÍTULO: A FORMAÇÃO DOS GRADUANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/INGLÊS E A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS
PALAVRAS-CHAVES: Globalização. Mobilidade Social. Língua inglesa. Formação Esta dissertação, intitulada “A Formação dos Graduandos do Curso de Letras – Inglês e a implementação do Programa Idiomas
ÁREA: Educação
RESUMO: As relações sociais foram ampliadas a partir de um fenômeno conhecido como globalização que vem transformando a lógica da mobilidade social no que se refere aos fluxos migratórios, diminuindo as fronteiras e aproximando indivíduos, línguas e, consequentemente, culturas. Assim, a necessidade de dominar uma língua internacional e utilizar novas tecnologias tornou-se mais premente no século XXI no Brasil com o intuito de aliar uma educação que não ficasse apenas em fronteiras nacionais. Os indivíduos de que trataremos são os graduandos do curso de Letras – Inglês que precisam ter sólida formação acadêmica para oportunizarem conhecimento de língua inglesa (LI) para outros graduandos da universidade conseguirem realizar estudos fora do país. Ao discutirmos a formação do professor de inglês e o currículo da Universidade Federal do Maranhão contemplando os aspectos históricos, políticos e teóricos recorremos a pesquisas bibliográficas da literatura recente, baseada em: Nóvoa (1991; 2009), Tardif (2013), Libâneo (2006), Freire (1987; 1996), Saviani (2009) entre outros. Para tal, na investigação em desenvolvimento realizamos abordagem qualitativa a partir da pesquisa documental curricular, a qual enquanto exercício de pesquisa, advém de questionamentos amplos que vão se delineando ao longo da investigação, permitindo aos investigadores a exploração de enfoques variados. Objetiva-se assim, investigar sobre as limitações de ordem didático-metodológica e de proficiência linguística enfrentadas pelos alunos do curso de Letras/Inglês em formação não resolvidas no espaço de sua formação acadêmica que dificultam a operacionalização do Programa Idiomas sem Fronteiras na Universidade Federal do Maranhão.
Presidente - 405964 - MARIA ALICE MELO
Interno - 2152257 - EDINOLIA LIMA PORTELA