Go to accessibility

DISCENTE: LUCIANE MENEZES CARDOSO
DATA: 30/08/2021
LOCAL: google meet
TÍTULO: COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: uma análise do curso de Pedagogia PROFEBPAR - UFMA
PALAVRAS-CHAVES: Formação docente, PARFOR, Competências, Políticas Curriculares.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa, intitulada COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: uma análise do curso de pedagogia PARFOR/UFMA insere-se na Linha de Pesquisa “Instituições Educativas, Currículo, Formação e Trabalho Docente” do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão. Este trabalho discute a competência na formação de professores do curso de pedagogia PARFOR/UFMA. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo analisar os elementos que constituem o projeto pedagógico do curso objeto desta investigação em sua organização por competências. Nesse estudo, adotamos a metodologia da pesquisa qualitativa com abordagem crítica, por entendermos que a realidade passa, necessariamente, pela crítica dialética e, é construída historicamente com suas múltiplas contradições. O presente estudo articulou pesquisa bibliográfica, subsidiada pelos estudos de Pereira (1999), Tanuri (2000), Freitas (2002), Saviani (2005, 2008, 2010, 2011), Romanelli (2007), André (2010), Santos e Pereira (2016) que tratam sobre formação de professores. Sobre currículo nos apoiamos nos estudos de Lopes (2008), Garcia (2013), Sacristán (2013,2017), Moreira e Candau (2014), Silva (2019). No que se refere a competências buscamos aporte teórico em Deluiz (1996, 2001), Ramos (2001), Zarifian (2001, 2003), Perrenoud (2002), Stroobants (2004), Roche (2004), dentre outros. No que tange a pesquisa documental foram analisados diversos documentos dentre eles, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/96, o Decreto nº 6.094/2007, o Decreto nº 6.755/2009, a Resolução CNE/CP nº 1/2002, a Resolução nº 2/2015 entre outros de igual relevância. As técnicas para coleta de dados foram: entrevistas semi- estruturada e questionário on-line. Os dados obtidos referem- se as categorias definidas a priori, a saber: Formação de professores, Competências e Currículo, além de outras categorias de análise que emergiram dos dados da pesquisa. Participaram da investigação dois coordenadores, sendo um coordenador geral do PARFOR e uma coordenadora do curso de pedagogia PARFOR/UFMA, quatro professores, onze alunos- professores concluintes do referido curso do polo de Cururupu, num total de 17 sujeitos. Os dados foram analisados e organizados a partir da técnica da analise textual discursiva, com base em Moraes e Galiazzi (2016). Ao abordar sobre competências na formação docente, primeiramente, contextualizamos a evolução da modernização dos meios de produção que ocasionaram mudanças significativas para a formação dos trabalhadores demandando exigência cada vez maiores quanto as competências e habilidades; abordamos os antecedentes históricos e situamos a formação inicial de professores no Brasil que está articulada com as demandas de educação da sociedade, discutimos também as reformas da década de 1990 e a reordenação das políticas curriculares, inclusive, para a formação docente a partir da LDBEN 9.394/96. Em seguida, tratamos do PARFOR e o currículo por competências analisando sua criação como política pública e como política nacional de formação docente, explicitamos sua operacionalização em nível nacional e sua implementação na UFMA, especialmente, no curso de pedagogia. Os resultados da presente pesquisa evidenciaram que o novo paradigma produtivo de globalização da economia e inserção de novas tecnologias no sistema de produção provocaram mudanças em toda a sociedade e necessidade de formação de um novo perfil de homem e de trabalhador. E essas mudanças levaram a reordenação do currículo e da educação que necessitou modificar, também, a formação docente. A investigação constatou que o currículo do curso de pedagogia está orientado pela noção de competência que está atrelada ao saber-fazer. Constatou ainda, que a concepção teórica que fundamenta o currículo do curso é na perspectiva crítica e entende a educação como ato político a serviço da transformação social. Os resultados indicaram ainda, que o curso tem o objetivo de desenvolver nos alunos-professores competências e habilidades para dominar, integrar e mobilizar saberes nas dimensões teóricas, técnicas e práticas para atuação satisfatória na docência da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, como também, na gestão de sistemas educacionais e formação de formadores. Esperamos que este estudo contribua com o fortalecimento da formação de professores da educação básica, bem como, com a melhoria das ações do PARFOR a nível local e nacional.
Interno - 271767 - LELIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES
Presidente - 405964 - MARIA ALICE MELO