Go to accessibility
Beginning of content

Banca de DEFESA: KARLA FRIDA TORRES FLISTER

2018-03-27 08:59:37.35

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARLA FRIDA TORRES FLISTER
DATA: 05/04/2018
HORA: 14:00
LOCAL: SALA 01 - PPGCS
TÍTULO: Exposição prolongada à dieta rica em sacarose suprime vias adaptativas ao estresse do retículo endoplasmático em hepatócitos e potencializa a lipogênese de novo em camundongos.
PALAVRAS-CHAVES: Doença hepática gordurosa não alcoólica; Estresse do retículo endoplasmático; Lipogênese; Dieta rica em sacarose; Esteatose microvesicular; Síndrome metabólica.
PÁGINAS: 94
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Fisiologia
RESUMO: A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) é definida como o acúmulo anormal de triglicerídeos no interior de hepatócitos (esteatose) na ausência de alcoolismo crônico. Em situações de estresse sustentado, esta esteatose pode evoluir para um padrão inflamatório e fibrótico, predispondo a doenças hepáticas mais severas. Nesse contexto, o presente estudo procurou investigar o papel das perturbações na lipogênese e do estresse do retículo endoplasmático (ERE) induzidos pelo consumo de sacarose e o desenvolvimento de DHGNA. Para isto, camundongos Swiss recém desmamados foram alimentados com uma dieta rica em sacarose (HSD) por 30, 60 e 90 dias e comparados ao grupo controle. O desenvolvimento de síndrome metabólica (MetS), o conteúdo de gordura hepática, análise histológica e as expressões no tecido hepático de genes relacionados a lipogênese e ERE foram avaliados nos grupos experimentais. A exposição a dieta HSD promoveu distúrbios metabólicos de forma progressiva com o tempo, com estabelecimento total da MetS após 60 dias, caracterizada por obesidade central, hiperglicemia, dislipidemia e resistência à insulina. Ademais, estes animais apresentaram elevação do conteúdo de gordura hepática e esteatose microvesicular. Após 30 dias de intervenção nutricional foi observado um equilíbrio entre a síntese de ácidos graxos (ChREBP e SCD1) e sua oxidação (PPARα) assim como expressão das vias adaptativas da UPR, caracterizadas pela expressão dos sensores da UPR (IRE1α, PERK e ATF6), chaperonas (GRP78 e PDI A1) e do fator de transcrição de defesa antioxidante (NRF2). Enquanto que a partir de 60 dias, observou-se de forma marcante aumento dos fatores de transcrição da lipogênese (ChREBP e SREBP-1c), elevação exponencial da síntese de ácidos graxos (SCD1) e ERE caracterizado por um padrão apoptótico (CHOP). Em conjunto, nossos resultados demonstraram que as alterações metabólicas induzidas pelo consumo da sacarose promoveram desregulação da síntese de novo de lipídeos (DNL) e ativação de vias adaptativas em resposta ao estresse do retículo, entretanto com a persistência da dieta observou-se falência destas vias seguida de ativação exacerbada da DNL, levando a crescente acúmulo de gordura nos hepatócitos e subsequente DHGNA.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3300875 - ANA PAULA SILVA DE AZEVEDO DOS SANTOS
Presidente - 1371422 - ANTONIO MARCUS DE ANDRADE PAES
Externo ao Programa - 2116833 - ARAMYS SILVA DOS REIS
Externo à Instituição - EGBERTO GASPAR DE MOURA - UERJ
Externo à Instituição - MARIA LÚCIA BONFLEUR - UNIOESTE

End of content