Banca de DEFESA: KARLA SILVA ALMEIDA
2020-04-28 14:07:05.727
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARLA SILVA ALMEIDA
DATA: 04/05/2020
HORA: 09:30
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: CULTURA DIGITAL E EDUCAÇÃO: Um estudo sobre as competências digitais e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação por professores do Curso de Pedagogia da UEMA Campus Paulo VI
PALAVRAS-CHAVES: Cultura Digital. Tecnologias de Informação e Comunicação.
Competências Digitais de docentes. Ensino Superior. Curso de Pedagogia
PÁGINAS: 132
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Com os avanços tecnológicos, o docente tem a possibilidade de assumir novos
papeis, distanciando-se da função de transferidor de informações e tornando-se um
orientador do processo de aprendizagem, utilizando as Tecnologias de Informação e
Comunicação (TIC) como meios facilitadores da prática pedagógica. Nesse contexto,
é necessário que os professores desenvolvam competências para que possam
realizar inovações educativas e ir ao encontro da construção do conhecimento. Dessa
forma, a presente pesquisa teve o objetivo geral de verificar se os professores do
Curso de Pedagogia da UEMA Campus Paulo VI possuem as competências
digitais (e quais), assim como se utilizam as Tecnologias de Informação e
Comunicação em aulas presenciais. Além disso, buscou analisar se os aspectos
relevantes para educação no século XXI estão sendo trabalhados em sala de aula,
com foco no uso das TIC, e qual a cultura educativa existente no local da pesquisa,
com o apoio de meios tecnológicos. Como forma de dar embasamento à pesquisa, o
referencial teórico propôs-se a desenvolver itens relacionados à cultura digital, como
a nova cultura educativa, em que as tecnologias se apresentam como meios
pedagógicos, demandando novas competências dos professores em sala de aula.
Sendo assim, o referencial teórico é composto pelos estudos de Santaella
(2003;2007;2013), Coutinho (2011), Lévy (1993;1999), Moran (2012), Demo (2009),
Gomes (2013), Santos (2012), Lemos (2007), Fontana e Cordenonsi (2015), Afonso
(2002), entre outros. A metodologia adotada foi a abordagem mista (quanti-
qualitativa). Esta pesquisa classifica-se como exploratória, por proporcionar maior
familiaridade com o problema. Em relação aos seus procedimentos técnicos, de
acordo com Gil (2008), a pesquisa é bibliográfica, documental e apresenta um estudo
de caso. A coleta desses dados foi feita por meio da aplicação de questionários mistos,
compostos por questões abertas e fechadas, pessoalmente ou mediada pelo
computador e/ou e-mails, no período de outubro de 2019 a janeiro de 2020. De acordo
com os resultados obtidos, observou-se que novas práticas precisam ser produzidas,
pois os professores ainda não possuem as competências digitais necessárias e não
utilizam as TIC disponíveis como meios colaborativos de aprendizagem em aulas
presenciais. Contudo, de acordo com a apreciação da pesquisadora, a UEMA está
atenta a essa necessidade tomando medidas para minimizar essas limitações
pedagógicas e, assim, atualizar seus professores da importância de utilização das TIC
como meio pedagógico e do desenvolvimento prático das competências digitais.
Como contribuição, espera-se que esta pesquisa possa colaborar para a discussão
de outras ideias sobre o uso das TIC no processo de aprendizagem e para o
consequente desenvolvimento da competência digital pelos professores do Curso de
Pedagogia e da UEMA como um todo.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Externo à Instituição - LUANA PRISCILA WUNSCH - UNIPORTO
Presidente - 850.581.733-87 - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES - UFMA