Banca de DEFESA: JAILSON ANTONIO RIBEIRO VIANA
2021-01-08 23:43:05.53
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAILSON ANTONIO RIBEIRO VIANA
DATA: 12/01/2021
HORA: 14:30
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: LOUSAS DIGITAIS: estudo sobre as possibilidades pedagógicas no Instituto Federal do Maranhão Campus São Luís Monte Castelo
PALAVRAS-CHAVES: Lousa Digital. Tecnologia da Informação e Comunicação. Formação de Professores.
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Dentro do processo de transformação das tecnologias digitais tem-se a Lousa Digital
(LD), que é uma ferramenta cujo intuito é melhorar e dinamizar o processo de ensino
e aprendizagem dentro da sala de aula. Objetiva-se investigar as possibilidades
pedagógicas e o impacto das lousas digitais na sala de aula do IFMA Campus São
Luís - Monte Castelo, haja vista que a busca por formação e metodologias que inovam
e melhoram o processo de ensino e aprendizagem são necessárias tanto para
professores quanto para estudantes. Discute-se questões sobre a relação da
educação e tecnologia dentro da contemporaneidade social, bem como, em linhas
gerais, sobre a formação docente no Brasil por meio das metodologias inovadoras
construídas com o uso das tecnologias de informação e comunicação, com foco na
LD, sua trajetória e possibilidades pedagógicas. Para tanto, realizou-se uma Revisão
Sistemática da Literatura (RSL) sobre o panorama da LD no Brasil em trabalhos
publicados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) entre os
anos de 2015 a 2020. Adotando uma abordagem quali-quantitativa, caracteriza-se a
utilização da LD no local de pesquisa somada à investigação de questões
relacionadas à dinâmica do processo formativo com seu uso. Questiona-se de que
forma se utiliza a LD e quais possibilidades teórico-metodológicas podem ser
apontadas para usá-la como ferramenta pedagógica. Trata-se de uma pesquisa do
tipo estudo de caso, na qual a população foi composta por docentes do IFMA Campus
São Luís Monte Castelo, e a amostragem será por meio de recorte de 30% do total
de professores ativos, que corresponde a 114 (cento e quartoze) participantes, além
de 2 (dois) técnicos em informática. Para coleta de dados se aplicou questionário misto
elaborado na plataforma Google Forms e enviado aos professores por e-mail, bem
como entrevista estruturada com os dois técnicos em informática e 7 professores. Os
resultados mostram que a maioria dos professores utilizam a LD como retroprojeção,
por não possuírem formação específica, bem como o treinamento ofertado pela
instituição foi rápido e insuficiente para absorver os conhecimentos necessários para
a prática pedagógica. Confirmou-se que, para os professores, a LD traz um grande
impacto para sala de aula, desde que haja formações voltadas para uso dessa
ferramenta e se integrem outras tecnologias para melhoria da didática de ensino.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BRUNO SILVA LEITE - UFRPE
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Interno - 2560799 - THELMA HELENA COSTA CHAHINI