???iracessibilidade???

DISCENTE: WILAME MOREIRA COSTA JUNIOR
DATA: 10/11/2017
LOCAL: Sala de Videoconferência do NTI
TÍTULO: MOBILIDADE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: perspectivas para implantação da mobilidade sustentável na UFMA
PALAVRAS-CHAVES: Sustentabilidade. Mobilidade Sustentável. Acessibilidade. Universidades Federais Brasileiras.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: O aumento populacional e o consumo desenfreado dos recursos naturais pelos seres humanos têm provocado grandes impactos no meio ambiente. Por isso, torna- se imprescindível a aplicação de práticas sustentáveis para a mitigação dos mesmos. Visto que as Universidades possuem um papel intrínseco e essencial nesta temática, a Universidade Federal do Maranhão, no intuito de atender a legislação que trata dos instrumentos e diretrizes de gestão para sustentabilidade, mobilidade e acessibilidade nos órgãos públicos, instituiu recentemente o seu Plano de Logística Sustentável (PLS) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Um dos eixos do PLS e elemento indispensável nos PDI’s, a mobilidade sustentável (e acessibilidade) é uma ferramenta utilizada na redução de custos, preservação do meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e acesso à informação, sendo por isso de fundamental importância para as Instituições. Nessa pespectiva, fez-se o estudo da mobilidade e acessibilidade sustentável utilizando uma pesquisa documental dos PDI’s das 63 Universidades Federais brasileiras, como também a aplicação de questionários nas Universidades que possuem gestão da mobilidade sustentável e no campus da UFMA de São Luís, objetivando por meio destas diagnosticar o cenário atual da Universidade Federal do Maranhão referente à mobilidade sustentável e acessibilidade. Observou-se que, entre estas 63 IFES, somente doze delas abordavam a questão da mobilidade sustentável de alguma forma nos seus PDI’s, demostrando que a mobilidade e acessibilidade sustentável ainda é uma atividade pouco presente neste documento das IFES. No questionário aplicado à comunidade acadêmica da UFMA, constatou-se que os elementos de mobilidade e acessibilidade existentes na UFMA estão em um nível insatisfatório, possivelmente devido à falta de conscientização dos gestores e da comunidade acadêmica relacionada a este tema. Os resultados indicaram que são necessárias ações mais efetivas de planejamento para a gestão de mobilidade e acessibilidade sustentáveis na UFMA e em outras Universidades brasileiras.
Co-orientador - 1769454 - DARLIANE RIBEIRO CUNHA
Presidente - 1086109 - FERNANDO CARVALHO SILVA