???iracessibilidade???

DISCENTE: POLLIANA FERNANDES PORTO
DATA: 08/11/2017
LOCAL: Auditório do prédio de pós-graduação 1 do CCET
TÍTULO: A Sustentabilidade Ambiental nos Serviços de Alimentação: o caso aplicado ao restaurante da Universidade Federal do Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Sustentabilidade. Unidades de Alimentação e Nutrição. Gestão Ambiental.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A sustentabilidade consiste no equilíbrio entre as dimensões econômica, social, cultural e ambiental, na tentativa de melhorar a eficiência no uso dos recursos naturais. A produção de refeições é dispendiosa e deve ser avaliada em toda a sua extensão, para que sejam verificados os pontos críticos de desperdícios e que necessitem melhor gerenciamento. Este trabalho objetiva, avaliar a sustentabilidade ambiental e elaborar um plano de ações sustentáveis para o Restaurante da Universidade Federal do Maranhão. O estudo caracterizou-se como descritivo, observacional, quantitativo. A metodologia seguiu as orientações do método GAIA, desenvolvido por Lerípio (2001) e o SICOGEA, desenvolvido por Pfitscher (2004). Aplicou-se um Questionário de Sustentabilidade aos gestores da instituição e foram realizadas observações no restaurante, para avaliar o nível de sustentabilidade, realizar o mapeamento da cadeia de consumo e a avaliação dos impactos, dados essenciais para a construção do Plano de Ação. Na avaliação da sustentabilidade, a instituição foi classificada como péssima, com 40% de adequação, sendo as principais problemáticas, a destinação incorreta de latas e vidros, a baixa frequência da coleta pelos catadores, a inexistência de fontes renováveis de energia, a necessidade de revisão das instalações elétricas, o tratamento ineficiente do efluentes, a utilização de produtos não biodegradáveis e a necessidade de correção do desperdício pelos colaboradores e comensais. Contudo o restaurante apresentou algumas medidas de remediação, tais como, colocação de cestos para coleta seletiva, parceria com a Associação de Catadores local para a reciclagem de plástico e papel, recolhimento de óleo por empresa especializada, promoção de campanha do desperdício. Pontua-se ainda a escassez de trabalhos voltados para a sustentabilidade no Brasil. Considerando que as Universidades, devem ser um meio de expansão de conhecimentos e experiências, deve-se incentivar o desenvolvimento de trabalhos voltados esta área, que possam servir de exemplo a serem adotados por outras instituições.
Presidente - 1958163 - CARITAS DE JESUS SILVA MENDONCA
Externo à Instituição - KIANY SIRLEY BRANDAO CAVALCANTE - IFMA