???iracessibilidade???

DISCENTE: SAMUEL CALDAS CARVALHO DE LIMA
DATA: 13/11/2017
LOCAL: Sala de videoconferência do NTI
TÍTULO: RESÍDUOS SÓLIDOS NA UFMA: um estudo sobre a realidade atual sob a ótica dos gestores de unidade.
PALAVRAS-CHAVES: Resíduos Sólidos. Universidades Sustentáveis. Programas de Logística Sustentável. Agenda Sustentável da Administração Pública.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Engenharia/Tecnologia/Gestão
RESUMO: A civilização humana tem percebido, crescentemente nos últimos anos, em especial desde a Conferência de Estocolmo em 1972, que não há desenvolvimento alicerçado a longo prazo sem considerar o viés da preservação do meio ambiente. O tema dos resíduos sólidos surge como um dos principais assuntos pertinentes a esta discussão. No Brasil, a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e o decreto que instituiu o Programa de Logística Sustentável (PLS), contribuíram para estabelecer práticas de sustentabilidade e de gestão de resíduos no setor público. Neste contexto, esta dissertação tem como objetivo traçar um panorama da situação atual dos resíduos sólidos na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), através de uma pesquisa que serve de subsídio para a gestão sustentável dos diversos resíduos gerados pela universidade, auxiliando no desenvolvimento do Plano de Logística Sustentável (PLS) da UFMA. Para tanto, aplicou-se um questionário a gestores de unidades da UFMA, visando-se a traçar um panorama da situação da sustentabilidade e dos resíduos sólidos, na visão dos reais tomadores de decisão. Foram evidenciados no referencial teórico deste trabalho os aspectos conceituas sobre a sustentabilidade, sobre os resíduos sólidos, a Agenda Sustentável da Administração Pública e os PLS. A pesquisa coletou informações importantes, como a necessidade da correta destinação dos resíduos perigosos e a necessidade de readequação de coletores. Foram discutidos, ainda, os resultados, com propostas viáveis de solução. O trabalho tem sua relevância na medida em que trouxe uma visão de gestores de unidades para questão da sustentabilidade e dos resíduos, frente à A3P,bem como demonstrou a atuação situação do PLS/UFMA, com perspectivas factíveis de solução para os problemas dos resíduos sólidos. Com isso, esta dissertação poderá contribuir, em termos acadêmicos e de gestão, não somente para a UFMA, mas potencialmente para outras instituições, públicas ou privadas, em especial universidades federais, que tenham como meta cumprir a legislação e elaborar seus PLS, assumindo a responsabilidade socioambiental e avançando nas questões da correta destinação de resíduos e da sustentabilidade.
Co-orientador - 070.079.521-94 - ANA CATARINA SEQUEIRA NUNES COUTINHO DE MIRANDA - FACAM
Presidente - 1769454 - DARLIANE RIBEIRO CUNHA
Interno - 1086109 - FERNANDO CARVALHO SILVA