???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Banca de DEFESA: FLÁVIO HIROSHI PECORARO KOGA

2018-08-24 09:22:00.89

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLÁVIO HIROSHI PECORARO KOGA
DATA: 30/08/2018
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do prédio de pós-graduação I do CCET
TÍTULO: GESTÃO DO PROCESSO DE PODA DE ÁRVORES APLICADA NA MELHORIA DOS INDICADORES COLETIVOS DE CONTINUIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA
PALAVRAS-CHAVES: Gestão de poda de árvores, Poda de árvores em distribuidora de energia, Manutenção de RD, Estudo de tempos movimentos e métodos, PDCA aplicado.
PÁGINAS: 137
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Engenharia/Tecnologia/Gestão
RESUMO: A exigência por distribuir energia com alta qualidade e de forma ininterrupta aos clientes aumenta cada vez mais conforme o tempo passa. A modalidade prevalecente de rede de distribuição (RD) de média tensão no estado do Maranhão é a rede aérea convencional, cujo tipo é o mais vulnerável existente, pois seus condutores não possuem nenhuma proteção, ficando expostos às intempéries. Um grande problema para as concessionárias de energia é a interação entre as árvores e os condutores da RD. A vegetação causa interrupção no fornecimento de energia elétrica ao entrar em contato com o condutor nu energizado, impactando negativamente os indicadores coletivos de continuidade de distribuição de energia. Árvore na rede foi a causa que gerou mais desenergizações na RD do estado do Maranhão nos anos de 2016 e 2017. Neste contexto, melhorar o processo de poda de árvores da Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) é condição sine qua non para a evolução dos indicadores coletivos de continuidade de distribuição de energia do estado. A ferramenta de qualidade PDCA e o Estudo de Tempos, Movimentos e Métodos foram aplicados a fim de melhorar a eficiência do serviço de poda da CEMAR. Além disso, verificou-se o método correto de execução do serviço de poda, consultando a NBR 16246-1 e as boas práticas adotadas por outras distribuidoras de energia. Foram ministrados treinamentos às equipes de poda e estabeleceu-se diretrizes a serem seguidas. Como o Maranhão é um estado de rica flora, estabeleceu-se uma tabela com todos os possíveis tipos de podas a serem aplicadas na manutenção da RD da CEMAR, de acordo com a natureza de cada espécie de vegetação. Criou-se um método de denominação e identificação dos tipos de podas através de uma codificação de três dígitos. Como resultado desse trabalho, conseguiu-se reduzir 43,76 % do tempo total do serviço de poda tipo AML, além de diminuir também o tempo ocioso médio da equipe. Os podadores passaram a ter conhecimento sobre a maneira correta da execução das podas e a contribuir melhor para a obtenção dos resultados.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MAURO SERGIO SILVA PINTO - UEMA
Interno - 1766853 - SERGIO SAMPAIO CUTRIM
Presidente - 2145844 - SHIGEAKI LEITE DE LIMA

???fimConteudo???