Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. DISCENTE: KARDILSON PEREIRA RODRIGUES DATA: 06/09/2018 HORA: 08:30 LOCAL: Auditório do prédio de pós-graduação I do CCET TÍTULO: ANÁLISE DE MODELOS DE GESTÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO TRANSPORTE FERROVIÁRIO HEAVY HAUL PALAVRAS-CHAVES: Transporte de Cargas, Ferrovias Heavy Haul, Eficiência Energética PÁGINAS: 117 GRANDE ÁREA: Multidisciplinar ÁREA: Interdisciplinar SUBÁREA: Engenharia/Tecnologia/Gestão RESUMO: O transporte de cargas é estratégico para qualquer país que busca o desenvolvimento, e a utilização do modal ferroviário tem sua relevância, principalmente em países de dimensões continentais. Na operação de uma ferrovia, principalmente nas classificadas como Heavy Haul, a gestão da eficiência energética está ligada tanto aos aspectos econômicos quanto aos aspectos ambientais, em função destas ferrovias utilizarem locomotivas diesel elétricas, consumindo um tipo de energia não renovável (o diesel), e com emissão de . Ao longo das décadas, ocorreu evolução das práticas de gestão da eficiência energética no mundo, principalmente em ferrovias dos Estados Unidos da América, com uso mais intenso de tecnologias e renovação de frota com locomotivas mais eficientes. No Brasil as poucas ferrovias possuem modelos de gestão buscando também está melhoria, muito em função dos custos maiores do diesel, em comparação com ferrovias de outros países. Assim, será abordado no presente trabalho uma análise dos modelos de gestão da eficiência energética de ferrovias do Brasil, Estados Unidos da América e Canada, com o objetivo de propor um modelo para melhoria dos processos de gestão existentes e para novas operações ferroviárias. MEMBROS DA BANCA: Interno - 1766853 - SERGIO SAMPAIO CUTRIM Presidente - 2145844 - SHIGEAKI LEITE DE LIMA Externo à Instituição - STEFAN HUBERTUS DORNER - IFMA