???iracessibilidade???

DISCENTE: RENATO DE ARAÚJO OLIVEIRA
DATA: 27/04/2018
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA
TÍTULO: Uma Ferramenta de Gamificação para Avaliação de Aprendizagem de Disciplinas de Graduação em Computação
PALAVRAS-CHAVES: Informática na Educação. Gamificação. Jogos Educacionais. Avaliação de Aprendizagem.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: A vida acadêmica é uma etapa em que se investe muito tempo e esforço, no entanto, a falta demotivaçãodosalunosparaoestudoéumaquestãoquepreocupaosprofessores.Pesquisas recentesmostramqueaGamificaçãotemcomofunçãoinduzirocomportamentodaspessoas, melhorando seu engajamento em uma determinada tarefa. Por essa razão, professores têm usado a Gamificação em sala de aula como estratégia motivadora. Este trabalho tem como objetivo propor e implementar uma ferramenta de gamificação voltada à avaliação de aprendizagem de disciplinas de graduação em Computação. A aplicação da ferramenta foi realizada em duas turmas de Computação da Universidade Federal do Maranhão, a disciplinadeAlgoritmosIeadisciplinadeFundamentosdaComputação.Foramanalisados os perfis dos alunos mapeando seus comportamentos a partir da utilização das tecnologias envolvidas na pesquisa. Os resultados demostram que a aplicação da ferramenta conseguiu engajarmaisosalunosnaresoluçãodetarefasdasdisciplinas,chegandoaaproximadamente 85% das tarefas resolvidas e 38% entregues no prazo estipulado pelo professor.
Presidente - 1178141 - MARIO ANTONIO MEIRELES TEIXEIRA
Interno - 2074474 - TIAGO BONINI BORCHARTT