???iracessibilidade???

DISCENTE: LIVIA CRISTINA SOUSA
DATA: 28/11/2018
LOCAL: Departamento de Saúde Pública
TÍTULO: AVALIAÇÃO DAS ETAPAS DO CUIDADO CONTÍNUO DAS PESSOAS QUE VIVEM COM HIV/AIDS NO ESTADO DO MARANHÃO
PALAVRAS-CHAVES: vírus da imudeficiência humana. avaliação. cuidado contínuo.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) e sua manifestação clínica em fase avançada, ainda representam um problema de saúde pública de grande relevância na atualidade. O Brasil preconiza o tratamento para todas as pessoas com diagnóstico positivo para o HIV desde 2013. As pessoas que vivem com HIV (PVHIV) em terapia antirretroviral, além de terem uma melhor qualidade de vida, apresentam menor quantidade de vírus circulantes no organismo, ou seja, carga viral baixa ou mesmo indetectável, o que impacta na redução da transmissão do HIV na comunidade. O cuidado contínuo do HIV inclui diagnóstico precoce; vinculação da pessoa com HIV a um serviço de saúde; sua retenção no cuidado, por meio do acompanhamento periódico; adesão ao tratamento antirretroviral, com vistas a alcançar a supressão da carga viral e ter uma qualidade de vida comparável à de pessoas que não possuem o HIV. A cascata de cuidado contínuo tem se tornando uma ferramenta importante para monitoramento e avaliação do cuidado do HIV. O objetivo do estudo é avaliar as etapas do cuidado contínuo das pessoas que vivem com HIV/Aids no Estado do Maranhão. Trata-se de um estudo de delineamento misto, composto de uma avaliação longitudinal das etapas da cascata de cuidado contínuo em uma série temporal. A população será constituída por todas as pessoas que vivem com HIV/Aids, residentes no Estado Maranhão, cadastrados no SINAN, SICLOM e SISCEL .Os dados serão coletados através dos sistemas de informação SINAN, SICLOM e SISCEL, referentes ao período de 2013 a 2017. As análises estatísticas serão realizadas no programa STATA, versão 11. A pesquisa será submetida à apreciação do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Maranhão, serão respeitados os preceitos legais e éticos da Resolução CNS/MS nº 466/2012. Como se trata de pesquisa envolvendo dados secundários de acesso restrito, solicitará ao CEP a dispensa de apresentação do Termo de Consentimento Livre Esclarecido.
Presidente - 7407155 - ARLENE DE JESUS MENDES CALDAS
Interno - 1087018 - JUDITH RAFAELLE OLIVEIRA PINHO