???iracessibilidade???

DISCENTE: DANYELLE CARNEIRO DE SOUZA CAVALCANTE
DATA: 10/12/2018
LOCAL: Centro Pedagógico Paulo Freire
TÍTULO: DESAFIOS DOS PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO
PALAVRAS-CHAVES: Saúde Mental. Atenção Primária à Saúde. Suicídio.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: O suicídio é definido como um ato consciente de autoaniquilamento vivenciado por aquele em situação de vulnerabilidade, que o percebe como a melhor solução para sair de uma dor psicológica insuportável. De acordo com registros do SINAN, nos anos de 2011 a 2015 ocorreram 55.649 óbitos por suicídio no Brasil, e o risco aumentou ao longo do período. Ressalta-se que o risco elevado para suicídio pode estar intrínseco aos pacientes com diagnostico psiquiátrico, pois o amplo espectro de autoagressão também está ligado a alguns diagnósticos psiquiátricos prejudiciais. Neste contexto, a APS tem papel imprescindível e estratégico no cuidado às vítimas de lesões autoprovocadas na prevenção do suicídio, visto que consiste como porta de entrada preferencial para a assistência em saúde. O objetivo desse estudo consiste analisar o efeito do cuidado na APS sobre a ocorrência do suicídio. Trata-se de um estudo ecológico com abordagem analítica. Utilizaremos os dados do SIM para informações sobre os suicídios e as características socioeconômicas da população serão obtidas dos sítios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e ainda dados do instrumento de monitoramento da implantação e funcionamento das equipes de saúde da família no Brasil de 2002 e do estudo amostral da Saúde da Família no Brasil: situação atual e perspectiva de 2008, ambos são roteiro de observações e os dados de base nacional do inquérito de avaliação externa do PMAQ-AB, Ciclo I de 2012 e Ciclo II de 2014. Para a análise dos dados utilizaremos o pacote estatístico STATA (Statacorp LLC) versão 14.0 e programa Microsoft Office EXCEL 2013.
Presidente - 1651131 - ERIKA BARBARA ABREU FONSECA THOMAZ
Interno - 1466874 - ISAURA LETICIA TAVARES PALMEIRA ROLIM