???iracessibilidade???

DISCENTE: DANYELLE CARNEIRO DE SOUZA CAVALCANTE
DATA: 25/10/2019
LOCAL: NTI - WEB/VÍDEO CONFERÊNCIA - AUDITÓRIO 1
TÍTULO: ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO NO BRASIL: um estudo ecológico analítico de série temporal.
PALAVRAS-CHAVES: Atenção Primária à Saúde. Suicídio. Estratégia Saúde da Família
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: O suicídio é definido como um ato consciente de auto aniquilamento vivenciado por aquele em situação de vulnerabilidade, que o percebe como a melhor solução para sair de uma dor psicológica insuportável. No Brasil, entre 2011 e 2016, foram registrados 62.804 óbitos, perfazendo uma média de 11 mil suicídios por ano Ressalta-se que o risco elevado para suicídio pode ser intrínseco as pessoas com diagnóstico psiquiátrico. Neste contexto, a Atenção Primária à Saúde (APS) tem papel imprescindível e estratégico no cuidado aos pacientes com transtorno mentais na prevenção do suicídio, dado o seu papel de porta de entrada preferencial para a assistência em saúde. O objetivo desse estudo foi analisar o efeito do cuidado na APS sobre a ocorrência do suicídio. Trata-se de um estudo ecológico com abordagem analítica. Utilizaram-se os dados do Sistema de Informações de Mortalidade para informações sobre os suicídios e as características socioeconômicas da população nos sítios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e ainda dados de base nacional do inquérito de avaliação externa do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), ciclos I (2012), II (2014) e III (2017). Associações entre elementos da estrutura da UBS e do processo de trabalho das equipes de APS com as taxas de suicídio foram estimadas por regressão linear de efeitos mistos, com modelagem hierarquizada, estimando-se os coeficientes de regressão brutos e ajustados () e respectivos Intervalos de Confiança a 95% (IC95%). A taxa de suicídio aumentou no país, sendo maior no sexo masculino, e os meios mais utilizados foram enforcamento, intoxicação e uso de arma de fogo. Após ajuste dos modelos, as taxas de suicídio foram maiores em localidades com maior proporção de UBS que dispunham de drogas em quantidade suficiente ( = 0.012; P MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1651131 - ERIKA BARBARA ABREU FONSECA THOMAZ
Externo à Instituição - JOÃO RICARDO NICKENIG VISSOCI - Universidade Duke