???iracessibilidade???

DATA: 31/10/2019
LOCAL: Departamento de Saúde Pública
TÍTULO: ANÁLISE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL NA MODALIDADE EAD
PALAVRAS-CHAVES: Saúde Mental. Educação a distância. Especialização.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: A presente pesquisa aborda o tema Análise de um curso de especialização em saúde mental na modalidade educação a distância, este foi ofertado pela UNA-SUS/UFMA em 2011. O estudo teve o objetivo conhecer o perfil do aluno egresso no curso, identificar os principais temas de saúde mental abordados nos Trabalhos de Conclusão de Curso e comparar a distribuição dos alunos egressos nas cidades onde o curso foi realizado. Esta pesquisa faz parte do projeto Cooperação Técnica para a Produção de Objetos de Aprendizagem e Inovação em EaD para os Profissionais do SUS: estudo exploratório sobre ensino e aprendizagem em cursos ofertados aos profissionais de saúde na modalidade EaD. Foi realizado uma pesquisa descritiva, quantitativa e qualitativa, analisando a caracterização e a produção de trabalhos de conclusão de curso (TCC) de 257 egressos. A coleta de dados aconteceu de agosto de 2018 a maio de 2019, em três etapas: os dados dos TCC e os descritores dos resumos foram obtidos na Central de Monitoramento da UNA-SUS/UFMA, os dados de trabalho, formação, idade, sexo, estado civil, experiência de formação e de trabalho em saúde mental foram coletados na ficha de matricula, os dados de vinculo foram coletados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. A análise quantitativa foi realizada através do software Stata® 14, a análise qualitativa com software Open EVOC (Ensemble de Programmes Pemettant l´analyse des Evoctions). A maioria dos egressos eram mulheres, enfermeiras, não tinham capacitação em saúde mental até a data de inscrição, foi verificado alta rotatividade entre locais de trabalho entre os egressos quando comparado os anos de 2011 e 2019, grande número de profissionais estão fora do mercado de trabalho, os principais descritores dos TCC que compõem o núcleo central da análise das quatro casas foram: transtorno mental, saúde mental e depressão, os descritores da segunda periferia que complementam o núcleo central foram Rede de Atenção em Saúde Mental e Atenção Primária a Saúde. Os resultados refletem a necessidade de formações em saúde mental para garantia da assistência a pessoa com transtorno mental e a interlocução entre os serviços de assistência possibilitando a criação de espaços de discussão, troca de saberes e reflexão para a prática garantindo assistência qualificada e integral.
Externo à Instituição - BRUNO VINÍCIUS DE BARROS ABREU - PITÁGORAS
Co-orientador - 2151552 - CHRISTIANA LEAL SALGADO