???iracessibilidade???

DISCENTE: MAKSANDRA SILVA DUTRA
DATA: 02/12/2022
LOCAL: Plataforma Google Meet. LINK: https://meet.google.com/fwi-sgvr-xdm
TÍTULO: Fatores associados à percepção dos egressos sobre a efetividade do Programa de Formação Gestão em Saúde ofertado pela UNA-SUS UFMA.
PALAVRAS-CHAVES: Gestão em Saúde. EAD. efetividade.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: O Programa de Formação Gestão em Saúde (PFGS) da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) proporciona a qualificação profissional por meio da Educação à Distância (EAD). A avaliação da efetividade do PFGS contribui para identificar as implicações da formação profissional. Este trabalho tem como objetivo avaliar os fatores associados à percepção dos egressos sobre a efetividade do PFGS ofertado pela UNA-SUS/UFMA. Trata-se de uma pesquisa avaliativa com coleta de dados online utilizando três questionários estruturados. A amostra foi composta por 384 egressos do PFGS que concordaram em participar da pesquisa. Foi usada a modelagem de componentes estruturais para a avaliação da efetividade. As análises foram realizadas no Programa STATA versão 14.0. Utilizou-se o estimador de mínimos quadrados ponderados robustos ajustados pela média e variância (WLSMV) e a parametrização THETA com o auxílio do Programa Mplus versão 8. O resultado do perfil dos egressos demonstrou que 71,1% eram do sexo feminino, 93,1% tinham formação de nível superior, 66,5% eram trabalhadores do SUS, 36,8% atuavam na Atenção Primária à Saúde - APS e 29,3% afirmou ter função gestora no SUS. Os índices de ajuste do modelo de equações estruturais indicaram valores 0,95 para o CFI e o TLI. A Efetividade formou uma boa variável latente multidimensional com cargas fatoriais superiores à 0,8. A avaliação do curso (CP=0,133; p=0,014) associou-se à Efetividade, demonstrando que quanto melhor a avaliação do curso maior será o efeito sobre a percepção dos egressos sobre efetividade da formação profissional.
Presidente - 1823558 - DEYSIANNE COSTA DAS CHAGAS
Interno - 1096903 - MARIA TERESA SEABRA SOARES DE BRITTO E ALVES