???iracessibilidade???

DATA: 27/07/2018
LOCAL: Auditório II do CCET
TÍTULO: GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORES: UMA ANÁLISE COM ESTUDANTES DO SUPERIOR
PALAVRAS-CHAVES: Ensino, Geometria Analítica, Matemática, Plano Cartesiano, Vetores.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO: A geometria analítica é o estudo da geometria por meio do sistema de coordenadas cartesianas. Há divergências sobre quem inventou ou quando surgiu, pois, os gregos antigos já se dedicavam consideravelmente à álgebra geométrica, assim como os egípcios e os romanos, ao utilizarem a ideia de coordenadas na agrimensura e na confecção de mapas. No entanto, muito tempo depois, os franceses René Descartes (1596-1650) e Pierre Fermat (1601-1665) deram início à formalização e ao estudo mais aprofundado. O presente trabalho busca analisar o conhecimento adquiro por estudantes do ensino superior sobre geometria analítica e vetores fazendo uma ligação dos conteúdos abordados desde os primeiros conceitos de geometria analítica estudados na educação básica até o estudo de vetores no plano e no espaço trabalhados no nível superior. Tendo como aporte teórico todo o conteúdo necessário para a análise e como metodologia a pesquisa exploratória e aplicada por meio de um questionário e uma entrevista.
Presidente - 2776352 - ANTONIO JOSE DA SILVA
Interno - 1076803 - JOSENILDO DE SOUZA CHAVES