???iracessibilidade???

Edital Nº 11 - Exame Nacional de Acesso 2020

EDITAL (COMPLEMENTAR) PPPGI Nº 38/2019 NO SITE DA PPPGI/UFMA

Segue o extrato de alguns pontos do EDITAL (COMPLEMENTAR) PPPGI Nº 38/2019

(É RECOMENDADO A LEITURA NA ÍNTEGRA DOS DOIS EDITAIS ACIMA)

Mestrado em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT

EXAME NACIONAL DE ACESSO 2020 – ENA 2020

EDITAL (COMPLEMENTAR) PPPGI Nº 38/2019

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. Seu objetivo é proporcionar formação matemática aprofundada relevante para o exercício da docência na Educação Básica, especialmente a professores de escolas públicas, que busquem aprimoramento da formação profissional. O PROFMAT foi recomendado pela CAPES, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação - CNE e validado pelo Ministério da Educação com nota 5 (nota máxima para programas de mestrado).

Na Universidade Federal do Maranhão - UFMA, as aulas para a turma 2020, (alunos que ingressarem por meio do EDITAL Nº 11 – ENA 2020), serão ministradas às sextas-feiras – manhã, tarde e noite e sábado – manhã.

O período de inscrição será de 01 de agosto a 16 de setembro de 2019 até às 17h, horário oficial de Brasília, conforme descreve o EDITAL Nº 11 – ENA 2020.

Distribuição das vagas:

I - ENA 2020 - 25 vagas, sendo distribuídas da seguinte forma:

04 vagas para ampla concorrência.

13 vagas para professores e professoras da educação básica da rede pública de ensino (Docente Efetivo).

05 vagas para candidatos negros (pretos e pardos)

01 vaga para candidatos indígenas.

02 vagas para candidatos com deficiência.

(De acordo com a decisão do colegiado em 31/07/2019)

II - Procedimentos de Inscrição:

Para concorrer às vagas do Mestrado em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT, o candidato deverá atender o Edital Nacional nº 11 ENA 2020 obrigatoriamente, o que o habilita a concorrer às vagas da ampla concorrência (4 vagas inicialmente). O candidato que tiver sua inscrição efetivada poderá solicitar reserva de vagas para o processo seletivo conforme descrito no item I deste edital. Todos os candidatos e candidatas às vagas do processo seletivo que trata este edital e o Edital Nacional nº 11 ENA 2020 concorrem pela ampla concorrência, cujo parâmetro é a maior pontuação no Exame Nacional de Acesso que trata o referido edital.

Procedimentos Gerais

a. As reservas de vagas devem ser efetivadas pessoalmente, mediante instrumento de Procuração Pública até o dia 17 de setembro de 2019; ou ainda por correspondência (SEDEX), postada até o dia 17/09/2019;

b. Só serão aceitas inscrições dentro do prazo determinado no Edital Nacional nº 11 ENA 2020;

c. A inscrição do candidato, conforme o Edital Nacional nº 11 ENA 2020, implicará no conhecimento e aceitação das normas e condições estabelecidas nesse Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento. Da mesma forma a solicitação de reserva de vagas implicará no conhecimento e aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento;

d. O candidato formalizará a solicitação de reserva de vagas com a apresentação de requerimento próprio devidamente fundamentado com documentos comprobatórios exigidos para efetivação da reserva no ato de entrega na Divisão de Expediente Protocolo e Arquivo - DEPA.

.

1.   Do número de vagas:

1.1  Serão ofertadas 25 vagas para o Mestrado em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT/UFMA.

1.2  Para participar do processo seletivo o candidato ou candidata deverá obrigatoriamente realizar inscrição no Exame Nacional de Acesso, e obter aprovação conforme o Edital Nacional nº 11 ENA 2020. O processo seletivo para o Mestrado em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT, conforme legislação, será realizado por meio de 5 (cinco) sistemas de vagas, a saber:

a)      Vagas de ampla concorrência (4 vagas);

b)      Vagas para Docentes Efetivos da Educação Básica da Rede Pública de Ensino (13 vagas);

c)      Vagas reservadas a pessoas com deficiência (2 vagas);

d)      Vagas reservadas a pessoas negras (pretas e pardas) (5 vagas);

e)      Vagas ofertadas a pessoas indígenas (1 vaga).

LOCAIS E CONTATOS:

DEPA - Divisão de Expediente Protocolo e Arquivo

Telefone 1: (98) 3272-8864

Telefone 2: (98) 3272-8865

E-mail: depa@ufma.br

PROFMAT - Mestrado em Matemática em Rede Nacional

Telefone 1: (98)3272-8267

Coordenador: (98) 988333622

E-mail: profmat@ufma.br

Disposições Gerais

Efetivada a inscrição nos termos do Edital Nacional nº 11 ENA 2020 implica o candidato ou candidata a concorrer nas vagas da ampla concorrência;

ENDEREÇO SOLICITAÇÃO DE RESERVA DE VAGAS VIA CORREIOS (SEDEX)

(Postar até 17 de setembro de 2020)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

DEPARTAMENTO DE EXPEDIENTE, PROTOCOLO E ARQUIVO (DEPA)

EDIFÍCIO CASTELO BRANCO (CASTELÃO)

AV. DOS PORTUGUESES Nº 1966

CIDADE UNIVERSITÁRIA DOM DELGADO, BACANGA

CEP: 65080-805, SÃO LUÍS –MARANHÃO

Obs. Informar o Edital Edital Nacional nº 11 ENA 2020

ANEXO

REQUERIMENTO DE RESERVA DE VAGAS

Declaro já ter realizado a inscrição e ter efetuado o pagamento da inscrição nos termos do Edital Nacional nº 11 ENA 2020 no site do PROFMAT Nacional (http://www.profmat-sbm.org.br/).

Nome:

CPF:

Nº do Protocolo de Inscrição no ENA 2020:

Solicito a reserva de vagas para:

(   ) vagas para professores e professoras da educação básica da rede pública de ensino (Docente Efetivo).

(   ) vagas para candidatos negros (pretos e pardos)

(   ) vaga para candidatos indígenas.

(   ) vagas para candidatos com deficiência.

Declaro que estou ciente dos termos contidos neste edital de processo seletivo. Apresento os seguintes documentos:

Local                                                                         Data

Assinatura do Requerente:

???fimConteudo???