???iracessibilidade???

DISCENTE: LAECIO AMAURY DA SILVA LUCENA
DATA: 31/08/2020
LOCAL: Sala Virtual do PROFMAT :    https://meet.google.com/mqn-wwnx-qwv
TÍTULO: TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO: uma proposta de sequência didática no Ensino Básico
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Matemática. Ensino de Trigonometria. Sequências Didáticas.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO: Esta pesquisa surgiu da necessidade de tornar o estudo dos conceitos da trigonometria mais atrativos aos alunos do ensino médio de escolas públicas no Estado do Maranhão. A situação-problema que impulsiona esta pesquisa é a dificuldade de alunos na aprendizagem de conteúdos da trigonometria e a dificuldade de um ensino que promova a aprendizagem de alunos e alunas desde o ensino fundamental até o ensino médio. Foram aplicadas duas sequências didática. Uma com os alunos do nono ano da Unidade Integrada Antônio Fernandes de Sousa, escola municipal, localizada no município de Gonçalves Dias, Maranhão. A outra sequência foi aplicada com os alunos do primeiro ano do ensino Médio da escola Sulamita Lúcio do Nascimento, única escola do ensino médio no município de Gonçalves Dias. Este trabalho apresenta, além da análise de práticas realizadas, sugestões de atividade práticas para trabalhar o tema de Trigonometria no Triângulo Retângulo, contribuindo assim para o desenvolvendo das habilidades exigidas no dia a dia dos alunos. As sequências didáticas aplicadas nas escolas públicas permitiram ao docente avaliar melhor a execução dos conteúdos. Ao observar as respostas, percebeu as aprendizagens assim como dificuldades apresentadas pelos discentes no estudo da Trigonometria. As sequências mostraram-se eficientes na perspectiva do ensino e das aprendizagens.
Presidente - 2776352 - ANTONIO JOSE DA SILVA
Externo ao Programa - 1749502 - NILSON SANTOS COSTA