???iracessibilidade???

2020-11-30 08:09:19.422

DISCENTE: WAGNER DE JESUS PEREIRA SA
DATA: 21/12/2020
LOCAL: Sala Virtual do PROFMAT (https://meet.google.com/trk-siju-bzs)
TÍTULO: O uso de Recorrência na Educação Básica
PALAVRAS-CHAVES: Sequências Numéricas; Recorrência; Pensamento Recursivo;
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO: Este trabalho trata do Uso de recorrência na educação básica, com destaque, principalmente, ao estudo das recorrências lineares de 1ª e 2ª ordem, e suas técnicas empregadas na resolução de problemas. No trabalho são apresentados conceitos de sequências numéricas que é de grande relevância para o estudo das recorrências lineares. Destaca-se também a importância do pensamento recursivo que serve de alicerce para a resolução de problemas de diversas áreas da matemática. Foram feitas algumas demonstrações de teoremas associados aos estudos das recorrências lineares de 1ª e 2ª ordem de forma que os mesmos sejam utilizados como ferramentas de resolução para diversos problemas e atividades do ensino básico. Salientamos diferentes aplicações para mostrar que o estudo de recorrências é um importante aliado na modelagem matemática e que seu estudo é acessível aos estudantes do ensino básico, em especial as olímpiadas de matemática. A expectativa é que este trabalho sirva como motivador para professores e alunos na resolução de problemas matemáticos e que a prática do raciocínio recursivo seja cada vez mais utilizada na educação básica.
Presidente - 2163493 - GIOVANE FERREIRA SILVA
Interno - 2231647 - JOSÉ SANTANA CAMPOS COSTA