???iracessibilidade???

Informações de participação do Google Meet
Link da videochamada: https://meet.google.com/bhg-vjtj-few

TÍTULO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA
PALAVRAS-CHAVES: Trigonometria; sequência didática; ensino no Brasil; matemática; PCN
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO: A trigonometria é a área da matemática que estuda as medidas dos lados e dos ângulos de um triângulo. Não é possível dizer precisamente quando ela surgiu, no entanto, o que se sabe, é que ela teve início em meados do século IV a.C., em grandes civilizações como a egípcia e a babilônica. A trigonometria era vista como uma ferramenta essencial para o cálculo de medidas, sendo esta utilizada em diversas situações, como a astronomia, a agrimensura, a construção civil (onde no Egito se destacam as pirâmides) e a navegação. Apesar da limitação matemática da época, foi a partir destes primeiros passos que chegamos à matemática e a trigonometria moderna. A grande questão é que a trigonometria é uma área de complexa compreensão, assim, para manter a atenção e o interesse dos alunos, é essencial que os professores venham a vincular as aulas teóricas, a aplicações do dia a dia do ser humano. Além disso, com a evolução da sociedade e as inovações tecnológicas, aquela metodologia de ensino puramente expositiva é ultrapassada e maçante para os alunos, com isso, é essencial, que o docente intercale este tipo de aulas, com aulas práticas, palestras, exercícios práticos, bem como, utilizar o auxílio da tecnologia, para que os alunos possam fixar melhor os conteúdos expostos em sala de aula. A partir de tudo isso, é objetivo deste estudo, apresentar uma sequência didática para o ensino da trigonometria, que esteja em conformidade com os PCN e ao mesmo tempo seja moderna, ou seja, não seja composta apenas de aulas expositivas. Como metodologia de estudo, a dissertação em questão é um estudo de natureza exploratória e realizada através de pesquisas bibliográficas. Como conclusão, pode-se dizer que a trigonometria é essencial na sociedade, assim, a realização de aulas mais dinâmicas e a utilização de uma sequência didática com metodologia de aulas mais modernas, pode melhorar consideravelmente o processo de ensino-aprendizagem deste conteúdo no ambiente escolar.
Presidente - 2776352 - ANTONIO JOSE DA SILVA
Interno - 1055168 - VALESKA MARTINS DE SOUZA