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Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELE PALACIO QUEIROZ DE CARVALHO

2024-04-10 16:16:28.439

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELE PALACIO QUEIROZ DE CARVALHO
DATA: 11/04/2024
HORA: 15:00
LOCAL: AUDITORIO DO STI/UFMA
TÍTULO: Efeitos da Capacitação de mães em adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
PALAVRAS-CHAVES: Behavioral Skill Training. Transtorno do Espectro Autista. Análise do Comportamento. Ensino de Repertorio por Tentativas Discretas.
PÁGINAS: 136
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO: Capacitar mães para mediar intervenções comportamentais com adolescentes e adultos com diagnóstico do transtorno Espectro Autista (TEA) pode ser uma alternativa plausível para favorecer o desenvolvimento desses sujeitos, assim como a difusão da intervenção analítico-comportamental para o TEA, considerando a carência de profissionais com especialização nessa área e escassez de serviços públicos voltados para esse fim. O Behavioral Skill Training (BST) consiste em estratégias adotadas pela Análise do Comportamento para auxiliar na aquisição de diferentes repertórios comportamentais, no ensino de habilidades e capacitar pessoas envolvidas no processo de intervenção baseada em ABA ao TEA, mas não se limita a esse fim, podendo ser aplicada a outros públicos. Estudos demonstram que o BST é uma ferramenta de capacitação que produz alta integridade na implementação de intervenções, cuja composição compreende por quatro componentes (instruções escritas e vocais sobre repertórios a serem ensinados, modelação, ensaio comportamental e feedback de desempenho). Posto isso, propõem-se nesta pesquisa avaliar os efeitos da capacitação via BST para um ensino preciso de repertórios por Tentativas Discretas (DTT) por mães de adolescentes e adultos com TEA. O estudo tem como objetivos específicos: medir a generalização do ensino preciso de repertórios realizado em ambiente distinto do qual a capacitação via BST acontecerá; verificar a manutenção do ensino preciso de repertório depois de um mês do encerramento da capacitação via BST; aferir a generalização do ensino preciso de novos repertórios, diferentes daqueles contemplados na capacitação via BST; realizar uma análise de erros de precisão cometidos pelas mães, haja vista que isto pode auxiliar estudos futuros em ajustes metodológicos para aumentar a efetividade do BST; medir a percepção das mães quanto à capacitação por meio de questionários. E, para alcançar tais objetivos, o procedimento metodológico abrangerá um modelo de estudo experimental, em que mães de adolescentes e adultos com TEA serão as participantes do estudo. A coleta de dados será realizada a partir das experiências vivenciadas de forma presencial. As variáveis dependentes do estudo serão os percentuais de componentes de tentativas discretas realizados de forma correta, ou seja, a precisão de desempenho. O pacote BST para melhorar a precisão do ensino de repertórios pelas mães consistirá na variável independente. Ao estabelecer os repertórios, as mães realizarão as etapas de sonda de avaliação inicial, linha de base, treino com feedback imediato, treino com feedback atrasado, avaliação com generalização de precisão em ambiente distinto do treino e manutenção de ensino. As informações obtidas serão utilizadas para fins científicos, a fim de garantir o total sigilo dos participantes, contribuindo, de forma íntegra, para o enriquecimento do acervo da comunidade científica e/ou acadêmica.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1707983 - ALEX ANDRADE MESQUITA
Presidente - 907.712.903-06 - DANIEL CARVALHO DE MATOS
Interno - 641.375.383-87 - POLLIANNA GALVÃO SOARES
Externo à Instituição - SIGLIA PIMENTEL HOHER CAMARGO - UFPel

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