???iracessibilidade???

DISCENTE: LARISSA FERREIRA GUIMARAES
DATA: 18/04/2024
LOCAL: AUDITORIO DO STI/UFMA
TÍTULO: Avaliação do Treino de Habilidades Comportamentais para o Ensino de Repertórios por parte de Estudantes de Pedagogia.
PALAVRAS-CHAVES: Transtorno do Espectro Autista; Análise do Comportamento Aplicada; Behavioral Skills Training; Repertórios Básicos; Recontagem Narrativa.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno global do desenvolvimento com prejuízos na comunicação e linguagem. A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) visa intervenções para o desenvolvimento de repertórios importantes. Um pacote de treinamento chamado Behavioral Skills Training (BST) pode ser importante na capacitação de universitários e profissionais interessados em implementar intervenções baseadas em ABA para aprendizes com TEA. Esta pesquisa buscou, no primeiro experimento, avaliar a eficácia do BST sobre a capacitação de duas universitárias de pedagogia para o ensino preciso de repertórios não verbais e verbais básicos para uma experimentadora (simulando comportamentos de criança com TEA) e para crianças com TEA (em sonda de generalização pós-treino). No segundo experimento, o mesmo tipo de investigação foi conduzido envolvendo duas outras universitárias de pedagogia, mas elas foram capacitadas no ensino preciso de repertórios de recontagem narrativa de histórias e responder perguntas de compreensão sobre as histórias. Como resultado, em ambos os experimentos, todas as participantes demonstraram desempenho mais preciso (comportamentos/componentes de tentativas discretas emitidos corretamente) no ensino de repertórios para uma experimentadora em comparação com níveis de linha de base. Houve demonstração de uma relação funcional, a partir de um delineamento de linha de base múltipla não concorrente entre participantes. Em ambas as investigações, houve generalização do ensino preciso para crianças com TEA reais. Todas as participantes avaliaram positivamente sua capacitação, recomendando o processo para outros interessados. Houve manutenção do ensino preciso por todas, duas semanas após o treino BST. Limitações foram discutidas, assim como possíveis encaminhamentos para pesquisas futuras.
Interno - 1707983 - ALEX ANDRADE MESQUITA
Presidente - 907.712.903-06 - DANIEL CARVALHO DE MATOS