???iracessibilidade???

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DO PPGDIR/UFMA VENCE O PRÊMIO FAPEMA/2018

2018-12-07 16:46:29.318

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DO PPGDIR/UFMA VENCE O PRÊMIO FAPEMA/2018

A pesquisa intitulada “Violência de Gênero e Lei Maria da Penha: Atuação da Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de São Luís-MA na Aplicação das Medidas Protetivas de Urgência”, de autoria da mestra Lilah de Morais Barrêto e da Profª. Drª. Mônica da Silva Cruz (Orientadora), venceu o Prêmio FAPEMA 2018 na categoria Dissertação de Mestrado de Ciências Humanas e Sociais.

O resultado constitui reconhecimento à excelência acadêmica da produção científica do PPGDIR/UFMA no estudo crítico, propositivo e transdisciplinar das instituições do sistema de justiça no Estado do Maranhão. A dissertação condecorada foi defendida no semestre letivo 2017.2 em Banca Examinadora composta pelos Professores Doutores Mônica da Silva Cruz (Presidente/Orientadora), Cássius Guimarães Chai (Examinador Interno) e Lourdes de Maria Leitão Nunes Rocha (Examinadora Externa), obtendo nota máxima e indicação para publicação.

A cerimônia de premiação da 14ª edição do Prêmio FAPEMA 2018 ocorreu no último dia 05/12 (quarta-feira) no Teatro Arthur Azevedo, com tributo especial à memória do antropólogo, pesquisador e professor universitário Sérgio Ferretti. Na categoria de dissertação de mestrado foram laureadas pesquisas nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e Engenharias, Ciências Humanas e Sociais e Ciências da Saúde.

Mais de 50 (cinquenta) pesquisadores, de diferentes áreas do conhecimento e instituições de ensino do Maranhão, subiram ao palco do teatro para receber troféu, certificado e premiação em dinheiro como reconhecimento, valorização e incentivo à pesquisa que desenvolveram em prol do crescimento do Estado e melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Também foram galardoadas as melhores pesquisas nas categorias Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Jornalismo Científico, Periódico Científico, Inovação Tecnológica, Popvídeo Ciências, Desenvolvimento Humano e a categoria Homenagem Especial – Prêmio FAPEMA Sergio Ferretti 2018, que teve como ganhadora Mundicarmo Maria Rocha Ferretti.

Nesta edição, o Prêmio FAPEMA teve mais de 200 (duzentos) trabalhos inscritos que foram avaliados por um Comitê de Julgamento formado por 13 (treze) consultores ad hoc dos estados de Pernambuco, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, garantindo assim maior lisura no processo de escolha dos finalistas e vencedores. Saiba mais sobre os vencedores do Prêmio FAPEMA 2018 nos links abaixo:

Fontes: PPGDIR/UFMA e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA.

???fimConteudo???