???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Professor Rubens Beçak aborda democracia, defensividade e direito de expressão em conferência no PPGDIR

2023-12-01 17:33:18.283

Ocorreu, na noite de ontem, 30 de novembro de 2023, importante conferência do Prof. Dr. Rubens Beçak na sede do PPGDIR-UFMA. O professor da Universidade de São Paulo-USP, que também participou da banca da prova oral para o seletivo de mestrado do Programa, discorreu sobre temas cruciais como democracia, defensividade e direito de expressão. A palestra, que ocorreu no auditório do prédio, atraiu estudantes de graduação e pós-graduação, professores e membros da comunidade jurídica local.

Prof. Dr. Beçak iniciou sua apresentação destacando a importância fundamental da democracia como um pilar da sociedade moderna. Ele explorou os princípios constitucionais que sustentam a democracia e ressaltou a necessidade de um engajamento ativo dos cidadãos para preservar e fortalecer essa forma de governo.

A defensividade, um conceito muitas vezes subestimado, foi abordada com profundidade durante a conferência. Prof. Beçak argumentou que a defensividade não apenas se refere à capacidade de se defender contra ameaças externas, mas também à habilidade de proteger os direitos individuais e coletivos, enfatizando a importância de um sistema jurídico sólido e eficaz para garantir a defensividade da sociedade como um todo.

O direito de expressão, um tema contemporâneo crucial, foi discutido à luz das recentes transformações na sociedade digital. O conferencista abordou os desafios e oportunidades que surgem da interseção entre liberdade de expressão e os limites impostos pela disseminação de informações online. Ele destacou a responsabilidade das instituições jurídicas e da sociedade em equilibrar a liberdade de expressão com a prevenção de abusos e discurso de ódio.

Durante a sessão de perguntas e respostas, os participantes tiveram a oportunidade de interagir diretamente com o professor, proporcionando um ambiente de diálogo enriquecedor. A conferência foi concluída com aplausos entusiasmados e uma atmosfera de inspiração entre os presentes.

O Professor Paulo Roberto Barbosa Ramos, coordenador do PPGDIR-UFMA, expressou sua gratidão ao Prof. Beçak por compartilhar seus conhecimentos e perspectivas, enriquecendo assim o ambiente acadêmico da instituição. A conferência foi um evento notável que promoveu a reflexão crítica sobre temas essenciais para a sociedade contemporânea.

???fimConteudo???