???iracessibilidade???

DISCENTE: ABEL LOPES PEREIRA
DATA: 14/09/2017
LOCAL: CCH - UFMA
TÍTULO: JOGO TEATRAL: O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE EM PROCESSO DE ENSINO FORA DA ESCOLA
PALAVRAS-CHAVES: Jogo teatral. Improvisação. Ensino do teatro. Ensino Informal.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
RESUMO: O presente artigo traz uma abordagem sobre as possibilidades que o jogo e a improvisação teatral podem oferecer ao ensino do teatro. A partir da experiência no projeto jogo Teatral: Revitalizando a Cena no Centro Histórico desenvolvido na Companhia oficina de Teatro- COTEATRO localizada no Bairro da Praia Grande centro de São Luis- MA. Por isso o jogo teatral e a improvisação cênica serão os meios abordados, nesta análise como caminhos de uma prática profícua a esse ensino, onde o aluno será tratado como sujeito e não como objeto do ensino, a partir do desenvolvimento das atividades realizadas, seja em uma escola formal ou em ambientes de educação informal. Os participantes são estimulados a participar de maneira ativa e a partir das ações desenvolvidas: os elementos da linguagem teatral são apreendidos, progressivamente por meio dos exercícios conduzidos pelo professor. Isso permite uma vivencia com o fazer artístico em uma experiência guiada pelo jogo, estudada não apenas em níveis pedagógicos, mas também como uma atividade artística.
Externo ao Programa - 2175160 - PLINIO SANTOS FONTENELLE
Interno - 271722 - RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA