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Banca de DEFESA: ALBERTO DE JESUS NASCIMENTO NICÁCIO

2020-10-19 12:26:42.123

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALBERTO DE JESUS NASCIMENTO NICÁCIO
DATA: 19/10/2020
HORA: 19:00
LOCAL: Universidade Federal do Maranhão / Videoconferência
TÍTULO: DESENHOS ANIMADOS E LENDAS BRASILEIRAS: experiências com a apreciação e produção no ensino/aprendizagem de Arte no Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Desenho Animado. Lendas. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Ensino de Arte.
PÁGINAS: 93
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: O desenho animado, técnica de reprodução do movimento criada no final do século XIX, está sociais e culturais na sociedade por meio do entretenimento e pode ser um grande aliado no campo da Educação. As lendas são narrativas fantasiosas transmitidas oralmente ao longo do tempo, mas que vêm perdendo importância para as novas gerações. Rememorá-las é uma maneira de manter viva a identidade cultural de um povo. O problema de pesquisa é verificar se a produção de desenhos animados sobre lendas brasileiras nas aulas de Artes Visuais pode contribuir para a significação da identidade cultural e artística dos alunos de educação básica. Desse modo, o presente estudo visa investigar se a produção de desenhos animados sobre lendas brasileiras, usando técnicas de animação em stop motion/recorte e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nas aulas de Artes Visuais na UEB Governador Leonel Brizola, com alunos do 6º e 7º ano do Ensino fundamental pode contribuir para a significação da sua identidade cultural e artística e se a experiência pode ser compartilhada junto aos professores de Artes Visuais da rede pública de educação básica. O trajeto metodológico tem como estrutura o método de pesquisa ação, com abordagem qualitativa por meio de entrevistas e questionários semiestruturados. Entre os teóricos que referenciam este estudo, destacam-se: Hall (2006), Castoriadis (2010), Durand (2002), Manduruku (2004), Nesteriuk (2001), Barbosa Júnior (2002), Moletta (2014), Barbosa e Cunha (2010), Bayard (1957), Bondía (2002), Cascudo (2000), Demo (2015) e Prensky (2001), com aportes sobre a construção do olhar, do refletir e do fruir dos alunos, com cerne na experiência e na compreensão dos processos culturais da educação pela pesquisa, na importância do cinema e do audiovisual em sala de aula e da condição de mestres e aprendizes num cenário de nativos e imigrantes digitais, que juntos promovem saberes reconstrutivos.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADRIANA MABEL FRESQUET - UFRJ
Interno - 334.671.883-20 - JOSE ALMIR VALENTE COSTA FILHO - IFMA
Presidente - 743.175.473-68 - MARCUS RAMUSYO DE ALMEIDA BRASIL - IFMA

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