???iracessibilidade???

DISCENTE: ROGERIO DOS SANTOS CARDOSO
DATA: 13/09/2017
LOCAL: Auditório I do CCET
TÍTULO: A visão humana: estudo de óptica geométrica por meio de uma unidade de ensino potencialmente significativa
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem significativa, Óptica Geométrica, Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), visão humana.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: O estudo de Óptica Geométrica é abordado na maioria dos livros como sendo um conjunto conceitos/enunciados básicos e a aplicação de fórmulas para cada situação problema, não tendo o estudante a oportunidade de interagir com os conceitos e proposições que estão atrelados a esse estudo, o que provoca uma aprendizagem apenas mecânica, sem a presença de significados. Nesse trabalho elaboramos uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, que tem como objetivos melhorar o processo ensino e aprendizagem em Física além de relacionar os conceitos e equações ao estudo da visão humana e compreender a importância do estudo de Óptica no seu cotidiano. A construção desse trabalho está referenciado nas teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e Novak, e na teoria dos campos conceituais de Vergnaud, e no modelo de construção de UEPS de Moreira. Associado a esse trabalho temos um material de instrução elaborado com vistas a tornar o estudo mais próximo da realidade dos estudantes e que usa imagens e ilustrações que estão na vivencia dos discentes. Esse trabalho foi desenvolvido com estudantes do Ensino Médio do Centro de Ensino Deputado Luís Rocha, na cidade de Santa Helena – MA, durante o ano de 2017.
Interno - 1910383 - EDSON FIRMINO VIANA DE CARVALHO
Interno - 1286121 - JERIAS ALVES BATISTA