???iracessibilidade???

DISCENTE: GLADISTON XAVIER DINIZ SILVA
DATA: 18/09/2017
LOCAL: Auditório I do CCET
TÍTULO: CONSTRUÇÃO DE UM GRÁFICO TÁTIL PARA AUXILIAR NA ANÁLISE GRÁFICA DOS FENÔMENOS FÍSICOS POR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de física inclusivo. Educação Inclusiva. Gráfico para cegos
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: O ensino inclusivo é um dos temas sociais atuais e pertinentes nas escolas públicas regulares. Diante disto, as instituições e o corpo docente das escolas precisam está organizados, de forma, a atenderem a nova legislação federal que garante o ingresso das pessoas com alguma deficiência nas escolas regulares. Nesse sentido, o presente trabalho tem como foco o Ensino de Física sob a ótica inclusiva para os alunos com deficiência visual de escolas públicas de São Luís. Tal projeto visa a elaboração de uma metodologia que permita ao aluno com deficiência visual a perceberem graficamente os fenômenos físicos apresentados em sala de aula e confeccionar seu próprio gráfico. Haja vista que esse tema já é apontado pelos alunos videntes com uma das dificuldades no ensino de física e torna-se ainda mais fragilizado quando não se tem o auxilio da visão. O tema desse trabalho emerge a partir das observações realizadas em sala de aula com alunos videntes e uma experiência com um aluno com deficiência visual na escola Liceu Maranhense.
Interno - 407236 - ANTONIO PINTO NETO
Externo ao Programa - 2583455 - JALDYR DE JESUS GOMES VARELA JUNIOR