???iracessibilidade???

DISCENTE: ANTONIO MOTTA FERRO
DATA: 01/12/2017
LOCAL: Auditório da Pós-Graduação do CCET/ UFMA
TÍTULO: PRODUÇÃO DE UM MATERIAL DIGITAL INTERATIVO INCLUSIVO SOBRE CONSERVAÇÃO DE ENERGIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Inclusão escolar; prática pedagógica; material inclusivo; necessidades educacionais especiais
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: A inclusão escolar é um dos grandes desafios enfrentados pelos sistemas educacionais hoje. A instabilidade quanto a legislação, o desconhecimento sobre o tema, a falta de materiais voltaos para este fim e a ausência de propostas claras para formação de professores são elementos agravantes no atendimento de qualidade a todos os educandos. Este trabalho apresenta uma proposta de prática pedagógica inclusiva apoiada por um livro interativo digital com soluções de acessibilidade já implantadas sobre o tema energia, buscando produzir experiências para produção de novos materiais inclusivos, os quais poderão ser utilizados por alunos portadores de necessidades educacionais especiais ou não, promovendo assim a inclusão efetiva nas salas de aula.
Presidente - 1910383 - EDSON FIRMINO VIANA DE CARVALHO
Interno - 1821368 - EDUARDO MORAES DINIZ