???iracessibilidade???

DISCENTE: THAUANY BARRETO BARROS
DATA: 14/06/2018
LOCAL: Auditório do Prédio de Pós-Graduação –UFMA
TÍTULO: BRINCADEIRA DE CRIANÇA: O PIÃO COMO OBJETO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM DE FÍSICA NO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Eletricidade, magnetismo, rotação, aprendizado, experimento, brinquedo e pião.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: A transmissão do conhecimento encontra dificuldades na contextualização e assimilação dos conteúdos pelos discentes, em função destes problemas o trabalho objetiva fomentar a ciência de forma lúdica através da utilização do brinquedo e da brincadeira para explanar os conceitos físicos que envolvem a dinâmica rotacional, eletricidade e magnetismo. Embasando-se nas metodologias pedagógicas desenvolvidas por Lev Vygotsky que evidencia a forma facilitadora de proporcionar um aprendizado mais significativo. Foi realizado o experimento do “pião por transmissão eletromagnética” para expor suas aplicabilidades e propiciar a sedimentação da aprendizagem unindo teoria com a prática. O presente trabalho é uma pesquisa de campo desenvolvida com os alunos do terceiro ano do ensino médio da escola privada Paralelo na cidade de São Luís – MA, durante o ano de 2018.
Presidente - 406838 - ANTONIO JOSE SILVA OLIVEIRA
Interno - 276.441.036-00 - MARIA DE FÁTIMA SALGADO - UEMA