???iracessibilidade???

DISCENTE: HEBERVAL MOREIRA NUNES
DATA: 15/06/2018
LOCAL: Auditório do Prédio de Pós-Graduação –UFMA
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM KIT EXPERIMENTAL COM ARDUINO PARA O ENSINO DO ELETROMAGNETISMO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física. Atividade experimental. Prática pedagógica. Teorias da Aprendizagem.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Atualmente, observa-se cada vez mais o uso de tecnologias nas salas de aula de escolas do Ensino Médio como instrumento de auxílio no processo de ensino e aprendizagem, devido, principalmente, a disseminação de computadores e programas interativos. Dentre as possíveis tecnologias educacionais que podem ser utilizadas e das propostas pedagógicas a serem empregadas, destacamos neste trabalho a relevância da utilização de experimentos didáticos nas aulas de Física e também oferecemos uma proposta metodológica que é apresentada como atividade pedagógica. Nesta proposta, fez-se o uso da tecnologia como ferramenta para aprimorar o ensino do Eletromagnetismo. A proposta desenvolvida trata de um kit experimental produzido com materiais de baixo custo associado a uma plataforma de aquisição automática e interpretação de dados denominada Arduino, ambos controlados, à distância, via Bluetooth, por um aplicativo, construído a partir de uma plataforma de desenvolvimento de software livre. Com essa proposta, relacionamos plataformas de prototipação hardware e software para demonstrar que uma espira conduzindo corrente gera ao seu redor um campo de indução magnética e também para observar o efeito Joule devido a passagem de corrente elétrica pelo condutor. A contextualização da atividade experimental proposta como prática pedagógica foi planejada seguindo as ideias humanistas de aprendizagem significante de Carl Rogers, na teoria de educação de Novak e na teoria de aprendizagem significativa na visão de Marco Antonio Moreira. Como mecanismo de avaliação da proposta pedagógica, foram aplicados alguns questionários aos discentes, em que constatamos que a maioria deles se mostrou satisfeita com a prática, pois permitiu uma aprendizagem significativa de conceitos estudados.
Presidente - 1910383 - EDSON FIRMINO VIANA DE CARVALHO
Interno - 1821368 - EDUARDO MORAES DINIZ