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Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO ALVES FONTES NETO

2018-07-04 16:03:32.712

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO ALVES FONTES NETO
DATA: 05/07/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório 1 do CCET/ UFMA
TÍTULO: O USO DE GAMES EDUCACIONAIS COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DA DINÂMICA
PALAVRAS-CHAVES: Game Educacional. Avaliação da Aprendizagem. Ensino de Física. Dinâmica.
PÁGINAS: 115
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Uma das dificuldades no aprendizado dos alunos em relação ao uso das tecnologias atuais que versão sobre entretenimento, é que muitas delas tiram a atenção e foco do aluno dos conteúdos ministrados em sala de aula. Neste contexto, muitos pesquisadores buscam soluções para esse problema com a introdução de mídias eletrônicas e jogos educacionais nas escolas. Os jogos educacionais, por exemplo, se apresentam como uma eficiente ferramenta didática no ensino das disciplinas porque conseguem atrair a atenção dos alunos e os motiva a entender os conteúdos trabalhados pelo professor. A plataforma RPG Maker é um motor de jogos fornecido pela editora japonesa Enerbrain, para o desenvolvimento de games 2D para PC e, na versão RPG Maker MV, há nela a possibilidade de se desenvolver games para Android. Um ponto positivo da RPG Maker MV, é que o desenvolvedor pode criar personagens fixos com quem o herói pode ter um diálogo. Nesse diálogo, o criador pode inclusive realizar uma discussão para explicação de algum fenômeno físico. Através da possibilidade desse diálogo ocorrer entre os personagens, foi que se fundamentou a realização deste trabalho, pois, isso abre precedente para que aconteça um jogo de perguntas com opções de respostas sobre os conteúdos de Física, mais precisamente da Dinâmica. Assim, os eventos e comandos da RPG Maker MV foram utilizados e adaptados à compreensão dos adolescentes em ambientes de games para Android em smartphones e Windows para alcançar o objetivo central desse trabalho, que foi desenvolver um game educacional em que os fenômenos físicos são discutidos e perguntas com opções de resposta sobre dinâmica são disponibilizadas com o intuito de avaliar o ensino e a aprendizagem dos conteúdos da dinâmica repassado ao educando. Como resultado, apresenta-se neste trabalho a interfase do jogo criado, seu funcionamento, ilustrações do game com perguntas e opções de respostas, ilustrações com fenômenos físicos sendo discutidos, organização dos conteúdos em relação a dinâmica no game e a eficácia do game como ferramenta de avaliação da aprendizagem dos conteúdos de dinâmica.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1910383 - EDSON FIRMINO VIANA DE CARVALHO
Externo ao Programa - 3434157 - HELIANANE OLIVEIRA ROCHA
Externo ao Programa - 2663672 - JOAO DALLYSON SOUSA DE ALMEIDA

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