???iracessibilidade???

DISCENTE: DIEGO MARQUES AGUIAR
DATA: 09/11/2018
LOCAL: Auditório I do CCET
TÍTULO: PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DO JOGO DE COMPUTADOR NO ÂMBITO DO ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA
PALAVRAS-CHAVES: Jogo, Scratch, Ensino e Aprendizagem, Óptica Geométrica.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Como o ensino de Óptica Geométrica no Ensino Médio é um pouco defasado devido a aulas expositivas que não estimulam interesse para os alunos, o presente trabalho, tem como objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem dos educandos e estimular o interesse e o aprendizado através do jogo de computador como auxílio das aulas expositivas. Visando analisar as possíveis potencialidades do jogo de computador produzido no Scratch, software utilizado para produção de animações e jogos, esta dissertação está fundamentada na teoria de Jogo, Brinquedo, Brincadeira e Educação de Tizuko Morchida Kishimoto, na teoria da educação infantil de Jorge Fernando Hermida, e também em algumas citações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’S). Foi aplicado um questionário inicial, uma aula expositiva, um jogo de computador produzido no software Scratch, e um questionário final. Como resultado obteve-se que os alunos tiveram uma melhor compreensão sobre Óptica Geométrica, e o quanto ela é importante para sua formação científica. É importante observar que o uso desse tipo de jogo educativo não se restringe apenas a Óptica Geométrica, ele pode abranger diversos temas da Física, e também outras disciplinas como Química, Biologia etc.
Interno - 1518604 - EDER NASCIMENTO SILVA
Presidente - 1821368 - EDUARDO MORAES DINIZ