???iracessibilidade???

DISCENTE: MOISÉS SILVA MOTA
DATA: 09/11/2018
LOCAL: Auditório 1 do CCET/UFMA
TÍTULO: PODCAST : UMA METODOLOGIA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Podcast, Produto educacional, Inovação, Aprendizagem
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Podcast é uma ferramenta que possui características inovadoras no processo de comunicação que se utiliza das novas tecnologias. Tomando como base o ensino, ela se apresenta como um processo midiático que emerge a partir da produção de arquivos de áudio, uma combinação de áudio, imagens e vídeos. Em virtude da mínima estrutura tecnológica exigida, a produção e distribuição pode ser realizada inclusive apenas por uma pessoa. Essa ferramenta juntamente com a rádiodifusão vieram desafiar nosso pensamento sobre comunicação social e ensino, proporcionando situações dinâmicas de ensino aprendizagem numa relação entre recursos tecnológicos e princípios físicos como aliados, que envolvam a participação, o interesse, a percepção e a curiosidade sobre os conteúdos abordados. Deste modo, o objetivo dessa dissertação é apresentar o podcast como recurso metodológico para o ensino de Física no ensino médio. Neste sentido, tivemos como suporte teórico como base em vários autores, destacando Moreira, 2014, e Valente, 1999, vários artigos de publicação e sites relacionados ao tema de podcast, que utilizamos como técnica e procedimento de pesquisa a produção de podcast, em especial vodcast, com uso das TICs ( Tecnologia da Informação e Comunicação) de forma roteirizada e diagnosticada. Os resultados da pesquisa apontam que essa ferramenta atua de forma muito relevante na evolução do aprendizados dos estudantes e também professores, demonstrando a ação de gerenciar o processo de aprendizagem e o conhecimento mais construtivo e sólido. Sendo assim, espera que se tenha uma boa percepção em relação ao trabalho abordado, atingindo a direção pretendida na análise do produto educacional dos itens colocados e adaptados, alcançando graus variados de percepção e comprometimento de ensino aprendizagem tanto por parte dos alunos como do professor.
Presidente - 1518604 - EDER NASCIMENTO SILVA
Interno - 1910383 - EDSON FIRMINO VIANA DE CARVALHO