???iracessibilidade???

DISCENTE: CARLOS ADRIANO DA CONCEICAO CARDOSO
DATA: 05/11/2018
LOCAL: Auditório 2 do CCET/UFMA
TÍTULO: CONSTRUÇÃO DE UM ESTEREOSCÓPIO PARA O ESTUDO DA POLARIZAÇÃO DA LUZ NO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física, Estereoscopia, Polarização da Luz, Imagens 3D, Atividades Experimentais.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: O entendimento acerca da polarização da luz possibilitou aplicações em vários campos do conhecimento: medicina, engenharia, telecomunicações, artes visuais e outros. Permitiu a confecção de películas polarizadoras utilizadas em displays, monitores, óculos de sol, filtros fotográficos e na tecnologia 3D empregada no cinema, TVs e games, por exemplo. Por outro lado, esse fenômeno com aplicações tão expressivas e presentes no dia a dia das pessoas tem sido pouco explorado nas escolas. Visando oferecer alternativas à implementação desse tópico no Ensino Médio, propõe-se neste trabalho a construção de um estereoscópio, dispositivo capaz de produzir e projetar imagens tridimensionais, e a elaboração de um Caderno Pedagógico que sirva de orientação para sua utilização didática. O aspecto intrigante e a curiosidade que essas imagens despertam são fatores motivacionais que podem ser utilizados como pano de fundo para o ensino da polarização da luz bem como na revisão de outros conceitos relacionados ao estudo da Ótica. O referencial pedagógico adotado está baseado na teoria de Vigotski (1991, 2001, 2010), que é construída sob uma perspectiva sociocultural, onde o desenvolvimento do indivíduo é um processo construído nas e pelas relações que ele estabelece no contexto cultural em que está inserido e o professor assume posição de destaque nesse processo por ser o parceiro mais capaz, aquele que detém os conhecimentos e técnicas que ajudarão na mediação do aprendizado. Propomo- nos abordar o assunto em sala de aula utilizando como referencial metodológico as etapas da Situação de Estudo (MALDANER; ZANON, 2001), proposta que contempla os conteúdos escolares a partir da vivência dos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento dos conceitos de modo mais significativo, rompendo com o a forma linear e tradicional do ensino. A pesquisa proposta será qualitativa, realizada com base nas respostas dos alunos aos questionamentos levantados, na apropriação dos conceitos científicos e nas relações e interações sociais estabelecidas em torno das atividades realizadas. Espera-se que o produto educacional seja capaz de promover uma interação profícua entre os alunos e entre estes e o professor, por meio da qual os conhecimentos espontâneos (adquiridos nas experiências diárias) e os conhecimentos científicos (adquiridos na escola), em uma relação dialógica, conduzam os estudantes a um aprendizado amplo e significativo.
Presidente - 2877563 - CLENILTON COSTA DOS SANTOS
Interno - 1286121 - JERIAS ALVES BATISTA