???iracessibilidade???

DISCENTE: JOERBED DOS SANTOS GONÇALVES
DATA: 08/11/2018
LOCAL: Sala 105, Bloco II, CCET/UFMA
TÍTULO: SOFTWARES EDUCACIONAIS APLICADOS AO ENSINO DE FÍSICA: uma proposta didática para o uso do oscilador harmônico
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física. Sequência de Ensino Investigativa. Software educacional Modellus. Oscilador harmônico.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Uma das principais dificuldades que encontramos no ensino da Física, no Ensino Médio, está em como ensinar para que os alunos sejam estimulados a aprender e desenvolver sua aprendizagem de forma autônoma. Nesta perspectiva, decidimos verificar evidências de aprendizagem significativa em uma abordagem metodológica para o ensino do Oscilador Harmônico, associando, assim, o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em conteúdos de Física. O procedimento metodológico adotado nesta pesquisa consiste na construção de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) juntamente com uma modelagem para simular o movimento do pêndulo desenvolvida através do software educacional Modellus. Para a fundamentação teórica a respeito do processo de investigação da aprendizagem do aluno, baseou-se na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel (2003), Carvalho (2013), Moreira (2011), Vigotsky (1984) e de outros pesquisadores da corrente construtivista. A aplicação da SEI se deu em circunstâncias diferentes, que são: após uma aula tradicional e após a utilização do software educacional. A construção e aplicação da SEI foi realizada na turma 203 da segunda série do ensino médio da escola José de Anchieta, localizada na cidade de Pinheiro, município do Maranhão. O levantamento dos dados obtidos na pesquisa mostra que a metodologia proposta proporciona maior interação entre os alunos e também uma significativa melhora em suas predisposições para aprender. Desta forma, esta pesquisa revelou ser potencialmente significativa para esses alunos, pois lhes proporcionaram o contato com teorias e práticas em tecnologias educacionais para a aprendizagem ativa de conceitos relacionados a osciladores harmônicos.
Presidente - 1910383 - EDSON FIRMINO VIANA DE CARVALHO
Interno - 1865388 - KARL MARX SILVA GARCEZ