???iracessibilidade???

DATA: 26/11/2018
LOCAL: Auditório 1 do CCET/UFMA
TÍTULO: KIT DE CONVERSÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA COM ARDUINO
PALAVRAS-CHAVES: kit experimental, conversão de energia, arduino.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Esta dissertação tem por objetivo descrever a elaboração de um kit experimental para o estudo da conversão de energia contida na radiação luminosa em energia elétrica, analisando os dados coletados através da placa arduino, que possa ser utilizado em qualquer ambiente de aprendizagem, tentando diminuir a distância entre teoria e prática e explorando as aplicações dos conteúdos estudados. Será verificado a possibilidade do uso de um kit experimental para estudo do efeito fotovoltaico e transformações de energia em aulas no ensino médio como metodologia alternativa para o ensino de Física. A sequência didática utilizada para aplicação do produto educacional (kit experimental de conversão de energia fotovoltaica com arduino acompanhado de um e-book), tem como base a teoria dos campos conceituais de Vergnaud (1990), que toma como premissa que o conhecimento está organizado em campos conceituais. O campo conceitual é, para ele, um conjunto informal e heterogêneo de problemas, situações, conceitos, relações, estruturas, conteúdos e operações de pensamento, conectados uns aos outros e, provavelmente, entrelaçados durante o processo de aquisição. O equipamento pode ser montado com facilidade mesmo sem experiência em eletrônica e apresenta baixíssimo custo, o que viabiliza sua utilização em laboratórios didáticos de escolas públicas. A interface gráfica, é de fácil utilização e se mostra atrativa para os jovens estudantes do ensino médio.
Interno - 1910383 - EDSON FIRMINO VIANA DE CARVALHO
Presidente - 1865388 - KARL MARX SILVA GARCEZ