???iracessibilidade???

DISCENTE: JOSE ALVINO SOUSA FERREIRA
DATA: 30/11/2018
LOCAL: Auditório 1 do CCET/UFMA
TÍTULO: ANALISAR SOBRE A POSSIBILIDADE DE TRABALHAR A DIFRAÇÃO UTILIZANDO MATERIAL ALTERNATIVO NO ENSINO DE FISICA
PALAVRAS-CHAVES: David Ausubel – Difração/Interferência – Experimentos
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Desde que ingressei na Escola pública em 1998 sempre me deparei com nenhum, um, dois ou três alunos bons, e os outros, de uma turma de 40 ou 50 alunos, sentindo muita dificuldade em física. Somente de algum tempo pra cá, depois da minha inserção no PIBID, foi que decidi buscar maneiras de desmistificar “física é difícil” e ainda mais quando tratada sem contexto e clareza, então passa despercebido para o aluno a beleza da ciência que é indissociável ao conforto da vida humana no planeta. Este trabalho contém tema relacionado com difração/interferência algumas vezes abordada dentro do tema Óptica; outras vezes lá na ondulatória ou no eletromagnetismo da “segunda série” pelos livros didáticos. Aqui discorro sobre uma proposta diversificada, baseada na teoria da Aprendizagem de David Ausubel tratando do assunto Difração/Interferência expressado em uma seqüência didática com culminância em: montagem e aplicação de experimentos em difração da luz por um fio de cabelo; rede de difração com CD e DVD descartado; produção de cartazes e gravação de vídeo como suporte no ensino-aprendizagem da Difração/interferência. O porquê deste tem seu fundamento na impossibilidade de separação da difração-interferência, pois, um está relacionado diretamente com o outro. Todo o processo é avaliado em suas etapas para apreciação do sucesso/insucesso da pesquisa. A aplicação da pesquisa e desenvolvimento dos experimentos será realizada em uma escola de Ensino Médio estadual, na capital do Estado do Maranhão, São Luís. Para a coleta de dados utilizaremos testes e registros de anotações sobre a aplicação do trabalho.
Presidente - 1518604 - EDER NASCIMENTO SILVA
Interno - 1286121 - JERIAS ALVES BATISTA