???iracessibilidade???

DISCENTE: GYULIANNA PINHEIRO RIBEIRO
DATA: 06/12/2018
LOCAL: Auditório da Pós-Graduação CCET/UFMA
TÍTULO: GUIA DIDÁTICO METODOLOGICO PARA APRENDIZAGEM DAS LEIS DE KEPLER E DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL
PALAVRAS-CHAVES: Metodologia, Ensino de Física, Educação Básica, Sequência didática.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Sabendo que o ensino de Física e de outras ciências em escolas regulares está em constante debate na educação, e que, as metodologias de trabalho nessas disciplinas são de fundamental importância, quando trabalhadas de forma que sistematizem tais conceitos com a realidade do aluno no seu amplo convívio social, e tendo como parâmetro crucial a qualidade e a aprendizagem como um processo significativo. Com isso, no intuito de evitar uma prática didática defasada, torna-se necessário um novo olhar sobre os recursos didáticos e metodológicos para a prática docente do ensino de Física em sala de aula, uma vez que, os conceitos científicos têm se mostrado relevantes a sua familiarização em todo o processo da escolarização na Educação Básica. Desse modo, o tabalho aqui proposto visa abordar de forma objetiva os conceitos referentes à Física sobre a movimentação dos corpos celestes e suas causas por base dos conteúdos- As Leis de Kepler e a Gravitação Universal, através de um Guia Didático Metodológico, que terá por base as Sequências Didáticas como metodologia de aplicação, e composto de Maquetes e a construção de Lapbooks, como uma proposta de avaliação. Com o objetivo de promover uma maior motivação e incentivo do Ensino de Físca levando a teoria e prática para a sala de aula, em busca de uma praxe facilitadora, com relação as sérias dificuldades de aprendizado que muitos desses alunos encaram. Os resultados buscam evidenciar que é possível traçar estratégias dinâmicas de didáticas, para uma aprendizagem construtiva e concreta desses alunos promovendo então uma visão holística dos mesmos no contexto físico e sociocultural.
Presidente - 351.393.663-04 - FÁBIO HENRIQUE SILVA SALES - IFMA
Interno - 407236 - ANTONIO PINTO NETO