???iracessibilidade???

DISCENTE: ANTONIO CARLOS VIEIRA RIBEIRO
DATA: 30/11/2018
LOCAL: Auditório 2 do CCET/UFMA
TÍTULO: MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SIMULAÇÕES E MODELOS UTILI- ZANDO O GEOGEBRA, UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
PALAVRAS-CHAVES: Ferramenta computacional. GeoGebra. Ensino-aprendizagem.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Com as dificuldades que norteiam o aprendizado dos estudantes do ensino mé- dio em relação a física, o uso das tecnologias atuais surge como grande aliada no resgate do interesse do alunado, facilitando a compreensão dessa ciência. Sabendo que parte dessas dificuldades, podemos citar: a falta de entendimento gráfico e suas relações com as equações pertinentes, problemas de como os fenômenos físicos abordados em sala de aula, onde os mesmos são passados de maneira onde se de- pendem muito da abstração do aluno. Isso acontece por conta das ilustrações dos fenômenos por meio desenhos (estáticos), se tornando muito difícil o seu entendi- mento. Por exemplo: o estudo do movimento de uma partícula em vários instantes de tempo, as figuras que ilustram esse movimento não mostram de maneira clara o mo- vimento, forçando o aluno a ter uma percepção abstrata para se ter esse entendi- mento, e que várias vezes isso não é alcançada, dificultando a aprendizagem e ge- rando desinteresse. Neste contexto, vários softwares educacionais são utilizados na busca de soluções para esse problema, tais como mídias eletrônicas e jogos educa- cionais. Aplicativos de simulações gráficas, se apresentam como uma eficiente ferra- menta didática no ensino de física, isso porque ambientes gráficos dinâmicos conse- guem atrair a atenção dos alunos e os motiva a entender os conteúdos trabalhados pelo professor. Nesse âmbito, o software GeoGebra se mostra um recurso didático de grande ajuda na compreensão da física na educação básica, apesar de ser um aplicativo matemático, este programa combina conceitos de geometria, álgebra e ani- mações em 2D e 3D em uma única plataforma JAVA disponível gratuitamente na Web. Partindo desse diálogo, fundamentou-se a realização deste trabalho, pois GeoGebra, se torna muito importante no auxílio dos docentes em suas aluas, pois permite fazer simulações, facilitando o entendimento dos fenômenos físicos tais como: demonstrar graficamente o movimento de uma partícula, mostrando sua posição, velocidade e aceleração no decorrer do tempo de forma dinâmica, na compreensão de equações (fórmulas) que quantificam o fenômeno analisado, como também fazer simulações de fenômenos em animações, aliando teoria e prática, identificando seus potenciais be- néficos para a aprendizagem. E este trabalho propõe a criação de um manual que permita ao leitor construir simulações gráficas em CINEMÁTICA (MRU, MRUV, lança- mentos de projeteis, MCU e MCUV) e DINÂMICA (força resultante, força de atrito, plano inclinado). Onde a construção de simulação será demonstrada passo a passo no texto. Depois da finalização do manual, este será levado a professores da rede pública com intuito de verificar a sua aplicabilidade em sala de aula.
Interno - 406838 - ANTONIO JOSE SILVA OLIVEIRA
Interno - 1821368 - EDUARDO MORAES DINIZ