???iracessibilidade???

DISCENTE: JOSÉ MARIA ALMEIDA NUNES FILHO
DATA: 07/12/2018
LOCAL: Auditório 2 do CCET/UFMA
TÍTULO: O ENSINO DE ELETROMAGNETISMO ATRAVÉS DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS SIGNIFICATIVAS
PALAVRAS-CHAVES: Eletromagnetismo, aprendizagem, experimentos, aluno, ativo.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Este trabalho propõe o estudo de conceitos de eletromagnetismo através do uso de experimentos de baixo custo. A idéia é que o aluno seja o elemento principal, participando da confecção e manipulação dos experimentos, de forma a produzir o conhecimento necessário para entendimento de alguns dos conceitos principais do eletromagnetismo. O aluno então é sujeito ativo, produz o próprio conhecimento, o papel do professor é de orientador e mediador desse processo. Dentro da proposta os alunos são submetidos a testes de caráter qualitativo e quantitativo, a fim de avaliar a eficiência do método. Os questionários quantitativos são aplicados antes e depois da proposta de intervenção. Os resultados prévios analisados, mostraram uma melhora significativa no processo de ensino-aprendizagem dos alunos após a aplicação do proposta do trabalho. O uso dos experimentos de baixo custo mostraram ser um método eficaz comparado ao modelo tradicional de ensino baseado em aulas expositivas.
Externo ao Programa - 1165301 - CARLOS ALBERTO CARNEIRO FEITOSA
Interno - 1518604 - EDER NASCIMENTO SILVA