???iracessibilidade???

DISCENTE: CARLOS MAGNO FERREIRA MENDES
DATA: 07/12/2018
LOCAL: Auditório da Pós-Graduação CCET/UFMA
TÍTULO: Estudo da intensidade luminosa por estudantes do ensino médio de forma qualitativa baseada em tecnologias do cotidiano.
PALAVRAS-CHAVES: intensidade luminosa, visão humana, smartphones, sequência didática, tecnologias, ensino da física.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: O objetivo principal do projeto é elaborar uma sequência didática para ser aplicada em sala de aula, visando abordar conceitos básicos de ondas, em particular o fenômeno de interferência, intensidade luminosa e propagação da luz ao atravessar lentes ou ao ser refletida por superfícies com alto poder de reflexão. Para tanto, celulares com várias funções conhecidos como smartphone serão utilizados para (i) possibilitar a visualização de vídeos, (ii) realizar medidas quantitativas da intensidade luminosa através do aplicativo Luxímetro Ourolux, (iii) simular e interagir o aluno com o tema abordado e (iv) aproximar as tecnologias empregadas no cotidiano dos alunos bem como da sociedade. A sequência didática não se limitará ao uso dos celulares e será aplicada junto a estudantes do ensino médio onde foram coletados os dados da verificação da metodologia, consoante às atividades desenvolvidas nas referidas salas, em que se busca promover uma interação entre os alunos e estes com o professor, com o fito de uma construção sólida do conhecimento comum e científico potencialmente significativo.
Interno - 1821368 - EDUARDO MORAES DINIZ
Interno - 351.393.663-04 - FÁBIO HENRIQUE SILVA SALES - IFMA