???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIEL FELIPE FURTADO FERREIRA

2018-12-03 14:16:12.692

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIEL FELIPE FURTADO FERREIRA
DATA: 07/12/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório 2 do CCET/UFMA
TÍTULO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TERMODINÂMICA NO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Máquina térmica, aprendizagem, experimentos, história da ciência
PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática para o ensino de termodinâmica, usando como eixo temático o estudo de máquinas térmicas. A sequência apresenta o uso de experiências, vídeos e, no estudo de história da ciência, é abordado a importância das máquinas térmicas para a revolução industrial e para o desenvolvimento da termodinâmica. A sequência expõe, também, uma visita ao SENAI para ver, em funcionamento, um motor de ciclo Otto ou Diesel.. O desenvolvimento do trabalho foi baseado na obra David Ausubel sobre aprendizagem significativa bom como a utilização de mapas conceituais proposto por Joseph Novak e as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas de Marco Antonio Moreira. A proposta será aplicada na 2° série do ensino médio, da escola CE Humberto de Campos em São Luís do Maranhão.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 406838 - ANTONIO JOSE SILVA OLIVEIRA
Interno - 1518604 - EDER NASCIMENTO SILVA
Interno - 1910383 - EDSON FIRMINO VIANA DE CARVALHO

???fimConteudo???