???iracessibilidade???

DISCENTE: JOÃO FERREIRA SANTIAGO FILHO
DATA: 21/12/2018
LOCAL: Auditório 2 do CCET/UFMA
TÍTULO: KIT DIDÁTICO DE BAIXO CUSTO DE HIDROSTÁTICA PARA O ENSINO DA FÍSICA NO ENSINO MÉDIO, A LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.
PALAVRAS-CHAVES: Kit Didático, Baixo Custo, Hidrostática.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: A educação nem sempre é marcada apenas pelo sucesso e aprovação. No decorrer do ensino, nos deparamos com a difícil compreensão de alguns conteúdos que deixam os alunos inertes diante do processo de aprendizagem, apresentando grande dificuldade de assimilação durante o processo educativo. Tanto a física ministrada no ensino médio, como a física estudada pelos contextos tem o mesmo caráter investigativo, pois estuda os fenômenos do cotidiano, daí os mesmos são induzidos às descobertas, aplicando na prática, com o que aprenderam na teoria. O grande problema para desenvolvermos um trabalho desse na escola, é a falta de laboratórios, ou existe o laboratório, mas não tem o laboratorista de material adequado, e falta de materiais, isso faz com que haja um desestímulo do professor e do aluno para fazer a experimentação. Entretanto, o caso da experimentação é apontado por professor e alunos como fundamento para o conhecimento dos conteúdos de física. Daí observação que o ensino da física precisa ser contextualizado com a realidade, e sempre relacionando a teoria com a prática, através de experimentos feito pelos alunos, e com isso irão produzir os fenômenos, com aplicação dos conceitos e conteúdos abordados, de forma a obter-se uma melhor aprendizagem, desenvolvendo esse ensino significativo e consciente. Para resolver este impasse proponho uma intervenção pedagógica na disciplina de física ministrada ao segundo ano do ensino médio, especificamente aplicado ao conteúdo de hidrostática. A proposta educacional objetiva a combinação de teoria e prática, para maior compreensão e assimilação do conteúdo teórico e prático proposto. A teoria da aprendizagem de Ausubel propõe que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados, para que possam construir estruturas mentais utilizando, como meio, mapas conceituais que permitem descobrir e redescobrir outros conhecimentos, caracterizando, assim, uma aprendizagem prazerosa e eficaz. Neste trabalho foi realizado um estudo do uso de Kit didático de baixo custo de Hidrostática para o ensino da Física para o ensino médio. O desenvolvimento deste material foi baseado na orientação de Ausubel (2003) sobre o uso do kit didático de baixo custo de Hidrostática para o ensino potencialmente significativa para os alunos do ensino médio da rede estadual, e para alunos da rede privada de ensino. Foram utilizadas pesquisas como forma de propor uma situação para levar os alunos a discutirem sobre o tema, além de questões levantadas de modo a identificar o conhecimento referente ao conteúdo abordado.
Interno - 1518604 - EDER NASCIMENTO SILVA
Presidente - 351.393.663-04 - FÁBIO HENRIQUE SILVA SALES - IFMA