???iracessibilidade???

DISCENTE: ROGERIO DOS SANTOS CARDOSO
DATA: 24/12/2018
LOCAL: Auditório II do CCET
TÍTULO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA E A VISÃO DO OLHO HUMANO
PALAVRAS-CHAVES: Sequência didática. Aprendizagem Significativa Crítica. Óptica Geométrica.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: O uso de sequências didáticas tem ganho cada vez mais espaço no fazer pedagógico, pois permitem a discentes e docentes um caminho simples e organizado na busca de processos que resultem em aprendizagem significativa. Este trabalho mostra a aplicação de uma sequência didática para o ensino de Óptica Geométrica e a visão do olho humano que foi desenvolvida com estudantes da 2ª Série do Ensino Médio. Ao longo desta sequência se deu ênfase a saberes teóricos, atividades experimentais e pesquisas sobre aplicações dos temas em situações do cotidiano com vistas a desenvolver uma visão crítica dos estudantes sobre a realidade que os envolve. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, a teoria dos campos conceituais de Vergnaud, a investigação de aprendizagem de desenvolvida por Novak e a teoria da aprendizagem significativa crítica de Moreira são os fundamentos teóricos que embasam todo o caminho percorridos este trabalho. A avaliação desta atividade foi realizada ao longo de todo o processo de implementação da sequência didática, dando-se atenção na busca de diferentes instrumentos avaliativos afim de perceber indícios da existência de aprendizagem significativa crítica nas respostas dos estudantes. Com o uso dos diferentes instrumentos avaliativos podemos afirmar que a sequência didática foi exitosa em sua implementação, desde os resultados apresentados nas avaliações somativas, nos resultados obtidos das atividades experimentais, até a capacidade dos discentes de se portarem de forma reflexiva e crítica, em relação a sua própria aprendizagem e a utilização dos conhecimentos em seu cotidiano.
Interno - 1821368 - EDUARDO MORAES DINIZ
Presidente - 1286121 - JERIAS ALVES BATISTA