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Banca de DEFESA: NEYLOR JOSÉ SILVA E SILVA

2019-04-11 18:01:51.635

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NEYLOR JOSÉ SILVA E SILVA
DATA: 25/04/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório 2 do CCET/UFMA
TÍTULO: MAPEAMENTO DE RUÍDO USANDO O PROGRAMA GOOGLE EARTH PRO: uma proposta para o ensino de física
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física, Teoria de Vygotsky, Método didático de Gasparin, Ruído de tráfego veicular e Mapeamento de ruído.
PÁGINAS: 165
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: As práticas de ensino de Física, normalmente, têm privilegiado a transmissão de conteúdos estáticos e desconectados da realidade social. Priorizar a construção do conhecimento, dando sentido ao que é ensinado, para que a Física se torne atraente ao aluno representa um desafio da prática docente. Com o objetivo de propiciar uma prática pedagógica contextualizada e problematizadora, fundamentada no método dialético, que possibilite a apreensão das múltiplas dimensões inerentes ao ruído de tráfego veicular, desenvolvemos uma proposta que integra um conjunto de ações didático-pedagógicas pautadas no mapeamento de ruído usando o programa Google Earth Pro (GEPro), como ferramenta para instrumentalizar o processo de ensinoaprendizagem. Através do mapeamento de ruído promovemos um ensino que parte do contexto social dos alunos e retorna a ele numa perspectiva transformadora. Desta forma, oportuniza a participação ativa dos educandos, em atividades realizadas fora do ambiente de sala de aula, que envolvem o uso de tecnologias, com enfoque no ruído, que além de som, é problema ambiental e questão de saúde pública. O produto educacional desenvolvido foi aplicado a uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola pública da cidade São Luís – MA, para avaliação da metodologia e das ações executadas, mostrando-se uma proposta teórico-prática adequada para ser usada em escolas. Os alunos ao estudarem a problemática do ruído de tráfego veicular se sentiram mais motivados, representando um diferencial para uma participação mais efetiva. A utilização do referencial teórico de Vygotsky (2007) associado ao método didático de Gasparin (2012) evidenciou a importância da mediação no aprendizado dos educandos, que passaram a compreender o ruído não apenas como conhecimento físico, mas também como problema ambiental e questão de saúde pública
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 406838 - ANTONIO JOSE SILVA OLIVEIRA
Presidente - 1821368 - EDUARDO MORAES DINIZ
Externo à Instituição - ELIANE ANGELA VEIT - UFRGS

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