???iracessibilidade???

DISCENTE: ALDO ALBERTO CÂMARA MARQUES
DATA: 31/10/2019
LOCAL: Auditório 2 do CCET/UFMA
TÍTULO: A UTILIZAÇÃO DE UM SIMULADOR PARA FACILITAR O ENSINO DA DIFRAÇÃO NO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física, simulador , Difração
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: A Física está presente em todo o universo desde o microscópio (átomos ,moléculas ) as partes mais fundamentais da matéria , até corpos de tamanho muito elevado como planetas ,galáxias ,estrelas enfim a física está presente em tudo o que nos cerca desde o ar que respiramos, mas muita das vezes o que presenciamos a respeito de como essa disciplina é que ela é transmitida de forma muito superficial e também muito abstrata, com tantos fenômenos envolvendo a Física, essa matéria não deveria ser repassada dessa forma, deveria ser explorada de forma mais consistente para que o público do Ensino Médio pudesse ver sua importância e consequentemente tivesse mais interesse pela física, no dia a dia o que vemos é que a física é deixada de lado por vários motivos, quase sempre ela é vista como uma disciplina difícil ,estressante, chata ,muitas vezes a física é confundida com a matemática, pelo fato dos professores ministrarem a disciplina apenas por meio de fórmulas sem passar nenhum conceito. A Física não é trabalhada de forma que o fenômeno seja entendido para que seja passado de forma mais esclarecedora, assim o homem poderia entender melhor os acontecimentos que ocorrem no universo, muitos conceitos da física são visto de maneira muito superficial e de forma abstrata, dessa forma que o conteúdo é transmito o aluno não terá um entendimento. Os conceitos da difração também não fogem essa regra em muitas das vezes esse conceito ou é pouco explorado de forma bem resumida, ou também visto de maneira errônea como é encontrado nos livros didáticos de forma distorcida, desta forma como o professor fica muito preso ao livro didático ,da mesma ele encontra o conceito no livro será desta forma que ele vai repassar ao aluno. O fenômeno da Difração está muito presente no nosso cotidiano, acontece de maneira bem rotineira, é um fenômeno ondulatório todos os dias estamos cercados por ondas somos bombardeados, a forma como este conteúdo é ministrado é muito superficial, o aluno termina o Ensino médio sem saber de fato o que realmente é a Difração saber a essência desde acontecimento físico, método que geralmente é utilizado na sua transmissão é por meio de fórmulas, sem mostrar onde ele tal conteúdo está relacionado com o cotidiano, ou quando ele está ocorrendo na natureza. Da forma pela qual o conteúdo é ministrado nas escolas o aluno não vai se encantar ou fazer com que desperte um interesse pela matéria, vai gerar uma aversão pela disciplina diante dessa problemática o presente trabalho tem como objetivo elaborar uma metodologia facilitadora da compreensão do conteúdo da Difração utilizando um simulador que reproduz algumas situações quando ocorre a Difração. Nas escolas na grande maioria das vezes nas aulas de física, já se segue aquele roteiro de como as aulas são ministradas quadro e giz, conteúdo somente com aquela abordagem matemática e depois uma prova para verificação da aprendizagem. Por meio de uma Sequência Didática serão trabalhados alguns conteúdos na parte de ondulatória que são necessários para a compreensão do assunto de difração, logo em seguida vamos fazer algumas simulações utilizando o simulador de ondas planas RIPER TANK SIMULACION, a utilização desse simulador para que o aluno entenda realmente como e por que ocorre Difração.
Interno - 1910383 - EDSON FIRMINO VIANA DE CARVALHO
Interno - 1821368 - EDUARDO MORAES DINIZ